O Ensino Profissional, através da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) abre um mundo de experiências e de oportunidades profissionais a quem o escolhe. A gastronomia, a criatividade e o empreendedorismo têm estado em destaque nas iniciativas da ANQEP.
Registar memórias gastronómicas da população idosa residente na Baixa de Lisboa e Mouraria, indo ao encontro dos segredos culinários e das receitas que compõem as mesas da capital, foi o que levou os alunos do Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais da Escola Profissional de Artes, Tecnologia e Desporto (EPAD) a realizaram uma série documental.
Esta série, chamada “Lisboa à Mesa”, é constituída por nove episódios e foi realizada no âmbito da formação prática em contexto de trabalho, na Associação Mais Proximidade Melhor Vida (AMPMV), pelos alunos António Baêta e Tiago Santos.
Os episódios registam o encontro entre um beneficiário da AMPMV e o chef Fábio Paixão da Silva, do Restaurante “Povo”, as suas conversas, a troca de impressões à mesa, a partilha de receitas e as memórias e as histórias que as acompanham. Para além dos vídeos, são partilhadas as receitas e os bastidores do projeto, estando a decorrer um desafio à comunidade online para partilhar as suas próprias receitas de família e memórias gastronómicas.
Os vídeos já começaram a ser lançados no canal YouTube e no blog do projeto – http://lisboamesa.mpmv.pt/.
Vencedores do concurso “O meu Postal de Férias”
Carolina Elias, do curso profissional de Design de Interiores e Exteriores, da Escola Profissional Magestil, foi a vencedora da categoria A (imagem e texto) do concurso “O meu postal de férias”, da responsabilidade da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.
No texto, a aluna partilha com a Agência a descoberta de uma “nova” Carolina durante as férias de verão, de sítios e de pessoas.
Na componente da imagem é apresentado um quadro, com o mapa-mundo, uma mala, uns óculos, uma máquina fotográfica e uma fotografia de uma jovem.
Este concurso teve como objetivos fomentar a partilha de competências adquiridas em contextos não formais; estimular a partilha de “emoções” e “sensações” vividas durante as férias de verão pelos alunos dos cursos profissionalizantes; sensibilizar os alunos para a importância do desenvolvimento de competências de literacia ao nível da escrita; promover a expressão artística e desenvolver o espírito criativo.
O júri do concurso deliberou não atribuir qualquer prémio à categoria B (texto), tendo em conta que nenhuma proposta apresentada reuniu os requisitos obrigatórios inerentes à mesma.
Save Energy vence “O Meu Projeto é Empreendedor”
Luís Azevedo e Dmytro Goncharuk criaram o Save Energy, um sistema automatizado que alerta para consumos excessivos de água e eletricidade e deteta ainda fugas de gás. Com este projeto, os alunos finalistas do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, do Instituto Nun’Alvares, foram os vencedores da quarta edição do concurso “O Meu Projeto é Empreendedor”, promovido pela Rede Famalicão Empreende.
Em segundo lugar ficou o projeto de Tânia Faíscas, do Externato Infante D. Henrique, que criou um sistema de produção de queijos de diferentes sabores e transformação de azeite em pó e, em terceiro, o projeto de José Almeida, da Didáxis de Riba de Ave, designado Solar Hydroponic System. Este último projeto consiste num sistema simples e prático para cultivo de frutos e vegetais.
De um total de 33 provas de aptidão profissional que este ano se apresentaram a concurso, estes projetos foram divulgados como vencedores, numa sessão, realizada no dia 23 de outubro, que, para além da comunidade educativa ligada ao ensino profissional, contou com as presenças do vereador da educação e do empreendedorismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, do diretor do Centro de Emprego do Baixo Ave e dos representantes das três entidades patrocinadoras: a Continental Mabor, a Cooperativa Eléctrica do Vale d’Este (CEVE) e a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF).