Connect with us

Novidades

Aprende a escolher!

Publicado há

em

Gostarias de construir um percurso adequado aos teus interesses e com potencial de empregabilidade? E gostarias de obter mais informação sobre todas as oportunidades de qualificação ao teu dispor?
Então, entra no Portal das Qualificações – www.portaldasqualificacoes.pt – e começa por aceder ao separador “(PER)cursos”.

Ao preencheres os campos “Eu”, “Quero” e “Onde” vais conseguir descobrir quais as ofertas educativas e formativas que mais se adequam ao teu perfil, interesses e expetativas. No entanto, se continuares com dúvidas sobre qual o melhor percurso para ti, poderás aceder à área dos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional e obter os contactos de um dos cerca de 240 centros, nos quais encontrarás uma equipa especializada em informação e orientação, apta para te auxiliar na tua escolha.

Se ainda assim tens curiosidade sobre vários aspetos do curso que consideraste mais adequado para ti e muitas dúvidas sobre a profissão que poderás exercer findo esse curso, aconselhamos-te a consultares o separador “Catálogo Nacional de Qualificações”. Neste separador, por cada qualificação inerente aos cursos, terás acesso a um perfil profissional. Esse perfil indica-te claramente o que é esperado que venhas a fazer nessa profissão. Dá-te ainda alguma noção do que poderá ser um dia na tua futura profissão.

Antes de abandonares o portal, há outra área que não deves descurar. Nos dias de hoje é muito importante que saibas, antecipadamente, se o curso que escolheste tem procura pelo mercado de trabalho, no momento presente e a curto e médio prazo. Logo, acede ao separador “Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificação” (SANQ).
Com todos estes passos, também tu poderás garantir um melhor ajuste entre a oferta educativa e formativa existente, as reais necessidades do mercado de trabalho e os teus interesses e aspirações.

Boa escolha!

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *