“Informar ou Desinformar?” já arrancou!
Depois do sucesso alcançado em 2025, a Escola Virtual, do Grupo Porto Editora, volta a unir-se ao Grupo Impresa para a 2.ª edição do concurso “Informar ou Desinformar?”
O concurso “Informar ou Desinformar?” é uma iniciativa nacional que coloca milhares de alunos e professores a refletir sobre a Verdade, através da criação de projetos sobre fake news, o papel dos media e o impacto da desinformação na sociedade. Podem participar estudantes dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário e do Ensino Profissional, de escolas públicas e privadas de Portugal Continental, Regiões Autónomas e coordenações de ensino de português no estrangeiro. Esta segunda edição arranca já amanhã, dia 28 de janeiro, com a transmissão de um webinar destinado aos professores de todo o país.
Depois de uma primeira edição que envolveu milhares de alunos de escolas de todo o país e gerou centenas de projetos desenvolvidos, o concurso regressa com o objetivo de reforçar a literacia mediática, o pensamento crítico e a participação cívica em contexto escolar, num momento em que a circulação de conteúdos manipulados e falsos se intensifica, potenciados pelas redes sociais e a inteligência artificial.
Os projetos escolares devem ser concluídos até 17 de abril e os finalistas serão conhecidos a 8 de maio, culminando numa gala de premiação, no dia 20 de maio, onde serão distinguidos os trabalhos que mais se destacarem pela criatividade, rigor e impacto. O júri inclui nomes como Daniel Oliveira, Bernardo Ferrão, Elisabete Jesus ou Ricardo Costa.
Os alunos, professores e escolas vencedores serão premiados com equipamento tecnológico para as escolas (como um kit para gravação de podcasts ou comandos para gamificação), visitas às instalações da SIC, vales WOOK.pt, licenças da Escola Virtual, e-readers BOOX, assinaturas digitais OPTO, SIC e Expresso, cursos de formação da Academia Virtual e muito mais.
O concurso, fruto de um protocolo de colaboração entre o Grupo Porto Editora e o Grupo Impresa, mantém o compromisso conjunto com a responsabilidade social e a formação de jovens mais conscientes, informados e capazes de questionar o que leem, veem e partilham.
“Esta colaboração com o Grupo Impresa representa muito mais do que um concurso: é um investimento conjunto na literacia mediática dos jovens cidadãos. Acreditamos no poder da escola para formar leitores atentos e responsáveis, e sabemos que os professores desempenham um papel determinante nesta missão. A 2.ª edição surge para consolidar um movimento que quer capacitar os alunos para enfrentarem os desafios da desinformação”, refere Vasco Teixeira, Administrador do Grupo Porto Editora.
“Continua a ser prioritário promover a literacia mediática, em todas as idades. Distinguir o verdadeiro do falso e interpretar as notícias é fundamental para as crianças e jovens. Acreditamos que esta nova edição do Informar ou Desinformar, com o nosso parceiro Porto Editora, será mais uma vez um sucesso e um verdadeiro serviço público”, afirma Mónica Balsemão, Diretora de Projetos Estratégicos Corporativos da Impresa.









