Fundação da Juventude dá palco a talentos (em Artes Visuais)
Estão abertas as submissões para o Prémio para Estudantes Portugal 2026, da Sovereign Art Foundation, até 6 de março.
O prémio de artes visuais é destinado a estudantes criativos do Ensino Secundário ou equivalente, até aos 18 anos e tem a parceria da Fundação da Juventude.
Os participantes devem ser nomeados por um professor da sua própria escola. Cada instituição de ensino pode nomear até cinco artistas. Todas as obras candidatas ao Prémio devem ser submetidas online e em português, através deste link.
O júri, composto por especialistas de arte portugueses e internacionais, vai selecionar 30 finalistas para exibirem as suas obras e, posteriormente, um vencedor.
Durante o tempo das exibições, o público pode votar também (ao vivo e online). A obra que receber mais votos do público será premiada com o Prémio do Voto Público.
O Prémio do Júri é de 500 euros para o estudante e 1 500 euros para a escola. Já no Prémio do Voto Público o aluno vai receber 300 euros e a instituição de ensino 800.
As obras dos finalistas vão ser exibidas em local e data a confirmar.
Os vencedores dos Prémios do Júri e do Voto Público vão ser automaticamente inscritos no Prémio Global da Sovereign Art Foundation Global Students Prize. Uma exibição online de todas as obras de todos os vencedores, de cada país onde o Prémio corre, vai ser realizada no princípio de 2025. A seguir à exibição, um vencedor Global do Júri e vencedor Global do Voto Público serão selecionados e premiados.
As submissões para o Prémio para Estudantes Portugal 2026 estão abertas até 6 de março.
As inscrições encontram-se disponíveis — até 6 de março — online.









