Ensino Superior: #4 respirações
À medida que se atravessa os portões do universo académico, a imersão promete o florescimento de ramificações eletrizantes (e desafiantes), onde o medo, a dúvida ou a insegurança se sobrepõem ao entusiasmo — combustível, que impulsiona a concretização de sonhos.
Tânia Encarnação, Psicóloga Clínica, fornece sugestões (infalíveis) para gerir o stress e a ansiedade, transfigurando obstáculos em degraus, que promoverão uma integração bem-sucedida.
1 | METAS
O estabelecimento de propósitos, mediante a obtenção — antecipada — de informações imperativas, viabiliza a organização eficiente de conteúdos curriculares, garantindo a realização adequada de tarefas.
A adoção de uma abordagem planeada facilita o controlo de compromissos, fomentando a tranquilidade emocional, reduzindo a pressão e — por conseguinte — tornando o processo de aprendizagem equilibrado — e motivante.
- Produz um cronograma, que inclua pausas;
- Consolida um ambiente — livre de distrações;
- Identifica os afazeres urgentes, priorizando-os;
- Recompensa-te — com momentos prazerosos.
2 | PARTILHA
Expondo preocupações e sentimentos, a troca de experiências — com colegas ou figuras de referência — manifesta ser uma estratégia valiosa para aliviar e verbalizar pesos, que contribui para atingir uma maior clareza.
O diálogo fortalece a capacidade de adaptação, ampliando perspetivas e soluções, uma vez que conselhos podem desvelar caminhos — não (antes) considerados.
3 | ROTINAS
Apesar de a liberdade de não possuir horários fixos pareça cativante, manter hábitos regulares e saudáveis certifica o comprometimento da produtividade e do bem-estar, influenciando a concentração e a aprendizagem.
Os padrões do sono — aliados a uma alimentação balanceada — desempenham um papel primordial na performance cognitiva, favorecendo a recuperação cerebral, estimulando a memória e aprimorando a assimilação de novos saberes.
- Hidrata-te — sempre;
- Limita o tempo de ecrã;
- Preserva a exposição solar;
- Elege atividades ao ar livre — e o contacto com a Natureza.
4 | FOCO
O excesso de previsões conduz à criação de cenários de incerteza, levando a bloqueios ou a sensações de incapacidade — perante adversidades —, que dificultam uma tomada de decisão consciente e reforçam crenças negativas.
A construção de um pensamento inabalável proporciona passos concretos (e simples), que possibilitam comandar as demandas do quotidiano — “no aqui e no agora” —, abraçando técnicas de atenção plena.
O truque é estar presente.
Extra? CORAGEM!
- Assume uma mentalidade de crescimento;
- Sê autocrítico/a — sem sobredosagem;
- Evita interações tóxicas;
- Reconhece forças — e vulnerabilidades;