A distribuição gratuita de produtos menstruais já iniciou
Já a partir deste mês, vai ser possível levantar em escolas e unidades locais de saúde (ULS) — os centros de saúde — pensos higiénicos (para dia e noite), tampões e copos menstruais de forma gratuita.
A distribuição destes produtos, inserida na iniciativa “Dignidade Menstrual”, pretente combater a pobreza menstrual e “prosseguir a igualdade de género”, em especial junto das “populações que podem ter mais dificuldade no acesso a estes produtos”.
Para os obter, “sem qualquer critério de exclusão”, basta pedi-los nestes locais, estando disponíveis para todas as pessoas que precisem deles. A quantidade de produtos a seguir para as escolas e centros de saúde foi “calculada proporcionalmente”, de acordo com a estimativa populacional.
A iniciativa, além da disponibilização de pensos e tampões, inclui “reuniões e sessões” nas escolas, além de webinars e outras ações de sensibilização, para inserir a saúde menstrual e as questões da dignidade menstrual nos projetos de educação para a saúde e educação sexual das escolas, explica a Direção-Geral da Educação (DGE).