Entrevista | John Leitão: “No PaRK IS, promovemos uma formação completa”
Somando mais de 85.000 alunos em 110 Estabelecimentos nos 6 continentes, o PaRK International School investiu, agora, cerca de 30 milhões de euros no campus de Alfragide, para expandir, adquirir e remodelar um edifício adjacente, transformando-o numa Escola Secundária de última geração com serviço de boarding school.
John Leitão, CEO do Inspired Education Group em Portugal, revela, em entrevista, que “promovemos uma formação completa.”
O que vos diferencia das demais Instituições de Ensino?
Focamo-nos na excelência académica e na utilização das melhores práticas mundiais, num currículo baseado na versão enriquecida e adaptada do Currículo Nacional português e do Currículo de Cambridge, podendo os Encarregados de Educação escolher entre o programa bilingue ou Inglês até ao 4º ano.
Trabalhamos para trazer os melhores professores para as nossas Escolas, tanto nacionais como internacionais – temos equipas mistas –, e em disponibilizar os melhores equipamentos e infraestruturas possíveis.
De forma complementar, a rede global de Escolas a que o PaRK IS pertence faz com que os nossos alunos tenham acesso a oportunidades globais únicas que não estão disponíveis noutros locais, tais como programas de intercâmbio entre Colégios, concursos internacionais, campos de férias globais e programas exclusivos no Royal College of Music.
Com o aluno a desempenhar o papel de personagem principal, que pedagogia é implementada?
Preocupamo-nos com cada aluno individualmente, dotando-os de ferramentas necessárias para se detetarem pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria, sempre com o objetivo de atingirem o seu máximo potencial.
Para colocar o aluno no centro da aprendizagem, é necessário adaptar o ensino às necessidades específicas. Isto implica reconhecer e respeitar as diferenças de aprendizagem, os interesses e os ritmos de cada aluno. Os professores trabalharem em estreita colaboração com os alunos, identificando as suas capacidades, desafios e áreas de interesse, e desenvolvendo planos de ensino personalizados para responder às suas necessidades. Estas podem incluir atividades específicas, projetos orientados e diferentes métodos de avaliação para garantir que cada criança atinge o seu potencial máximo. O objetivo é permitir que os alunos sejam responsáveis pela sua própria aprendizagem e desenvolvam competências de pensamento crítico e autónomo.
A oferta de uma panóplia de áreas a explorar é notória. Que vantagens acarreta uma Educação não limitada ao currículo escolar obrigatório?
Ao facilitar a interligação entre as várias áreas disciplinares, permitimos aos nossos alunos a liberdade de explorarem as relações entre elas. O uso da tecnologia é usado de forma transversal e é integrada nos processos de ensino e aprendizagem, em vez de ser utilizada apenas em períodos restritos ou para disciplinas específicas. Promovemos também a autonomia, incentivando os nossos alunos a aprenderem a pensar por eles próprios.
A introdução de novas disciplinas e áreas de aprendizagem e desenvolvimento, para além do currículo obrigatório no PaRK International School em Lisboa, é essencial para proporcionar uma educação mais completa e adaptada às exigências do século XXI. Isto permite que os alunos explorem uma variedade de interesses, desenvolvam competências diversificadas, estejam preparados para desafios futuros, promovam a inclusão e a diversidade e se sintam mais motivados e empenhados no processo de aprendizagem.
Mas, e as raízes portuguesas são tidas em conta?
O PaRK IS foi desde o momento da sua criação um colégio diferenciador em Portugal, pioneiro em vários sentidos e com enfoque num modelo de ensino internacional. O trabalho realizado foi valorizado e reconhecido pelas famílias que por aqui passaram e pelo ecossistema educativo de uma forma geral. Essas raízes portuguesas fizeram história e deixaram um legado de valores que queremos preservar naturalmente.
Permitindo a construção de um trajeto personalizado e guiado pelos interesses e necessidades de cada estudante, considera que o modelo acaba por beneficiar da própria diversidade?
No PaRK IS promovemos uma formação completa. Uma abordagem holística da formação, na qual os sucessos académicos e a excelência se unem às competências necessárias para a obtenção de uma formação completa, preparando os nossos alunos para prosperarem num mundo globalizado e complexo.
Perante uma aprendizagem inovadora, onde as competências sociais, também, são uma prioridade, que ferramentas são oferecidas na estruturação de um equilíbrio socioemocional?
Na parte mais psicológica trabalhamos para, desde muito cedo, dar aos nossos alunos uma compreensão muito grande do conceito de autonomia, nomeadamente através do tempo de estudo autónomo, em que são os alunos que decidem o que é que vão estudar. Há também um grande poder de livre iniciativa. Os nossos alunos participam na decisão do que vão aprender. Uma outra parte muito trabalhada é o autoconhecimento e a noção de respeito, bem como a valência da compreensão do mundo local e global. Queremos dotar os nossos alunos das competências sociais e transversais necessárias para serem adaptáveis e resilientes perante a mudança.
O desafio a que nos propomos é o de criar um indivíduo de sucesso para o futuro. No PaRK IS, preocupamo-nos com o well-being de cada um dos nossos alunos e adotámos uma abordagem prática para os munir das competências emocionais e sociais essenciais para alcançarem o sucesso pessoal, académico e profissional.
No nosso programa de Competências Sociais, desde o 1º ano até à Senior School, desafiamos os alunos através de sessões com diversos tópicos relacionados com o currículo, e encorajamos a discussão de diferentes perspetivas através de debates e de diferentes atividades que visam melhorar competências como a escuta ativa, empatia, resolução de conflitos e de problemas. O nosso programa de Competências Sociais promove a capacidade dos alunos para se desenvolverem na sociedade e prepara-os para participarem ativamente na vida cívica, respeitarem as diferenças culturais, colaborarem de forma responsável, terem estilos de vida saudáveis e darem contributos significativos para as suas comunidades.
Um dos grandes problemas já identificados no sistema convencional é a escassez de experiências educativas aliciantes, que conduzam ao envolvimento integral do formando para a obtenção de melhores resultados. De que forma a motivação é estimulada?
Os nossos alunos são desafiados semanalmente com temas projetados para originarem opiniões distintas, promovendo o debate. Existe também um tempo semanal reservado para a resolução de quaisquer conflitos que possam ter surgido.
Para além das Artes, Música e Desporto, oferecemos também disciplinas que promovam a autoconfiança e toda a componente performativa, como é o caso da disciplina de Expressão Dramática, que desenvolve a capacidade dos alunos se expressarem e falarem em público.
O serviço de internato é, igualmente, assegurado. Descentralizar o ensino é um dos motivos?
O objetivo da oferta de internato/boarding school é dar a possibilidade a alunos cujas famílias vivem fora de Lisboa de beneficiarem de uma educação internacional de alto nível. Os alojamentos modernos que estão a ser criados vão permitir diversificar os alunos desta Escola secundária, que poderão vir de várias geografias, seja de fora da Grande Lisboa ou de outros países. Acreditamos que esta nova realidade vai ser muito enriquecedora para o PaRK IS e para todo o ecossistema escolar multicultural que aqui se vive.
Hoje, que desafios são colocados no ambiente escolar e que respostas são exigidas?
Num mundo cada vez mais global, é imprescindível que os alunos tomem consciência do mundo que os rodeia e do papel que nele desempenham, e compreender o seu funcionamento. O PaRK IS usa métodos de aprendizagem ativos e colaborativos, impulsionando os nossos alunos a tornarem-se verdadeiros cidadãos do mundo: tolerantes, responsáveis e conscientes. Os nossos alunos também respeitam e valorizam a diversidade e defendem a justiça social, participando ativamente nas suas comunidades ao nível local e internacional.