“Ser Cientista” desafia estudantes do Secundário a vestir a bata!
A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) anuncia o arranque das inscrições para a 9ª edição do programa ‘Ser Cientista’: entre 22 e 26 de julho, mais de 70 estudantes do Ensino Secundário vão ter a oportunidade de realizar um projeto científico acompanhado pelos docentes e investigadores da faculdade.
O objetivo é simples: aproximar os estudantes do 10º, 11º e 12º anos da realidade da investigação científica, integrando-os no dia-a-dia dos cientistas das diferentes áreas de CIÊNCIAS. Como fazê-lo? Através de 14 programas de investigação em áreas das ciências da vida e da saúde, matemática, ciências da terra e do ambiente, física e ciências da computação e informação, criados para jovens com interesse e curiosidade por ciência.
Para se candidatarem, os alunos do secundário devem preencher um formulário, seguindo-se um processo de seleção baseado na média das duas melhores notas obtidas no 1º semestre ou no 2º período, selecionadas entre um conjunto de disciplinas (Biologia/Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática A, Geometria Descritiva A ou Economia).
Os 14 projetos criados pela faculdade para a edição deste ano do ‘Ser Cientista’ englobam áreas distintas, desde as Ciências da Vida e da Saúde, com o projeto ‘A estrutura interna das células humanas’, em que os participantes têm a oportunidade de elaborar técnicas de deteção de proteínas em células em cultura; passando pelas Ciências da Terra e do Ambiente, com o projeto ‘Fungos marinhos: diversidade e identificação’, no qual os estudantes irão analisar amostras colhidas em ambiente marinho, com o objetivo de detetar e identificar fungos; ou a área de Ciências da Computação e Informação com o projeto ‘AI4Sci: Inteligência Artificial nas Ciências’, no qual os alunos irão colaborar na programação (em Python) e avaliação de algoritmos de IA para previsão de interação de proteínas.
“O programa ‘Ser Cientista’ é direcionado para alunos do secundário com interesse pelas áreas da ciência, que poderão experienciar, durante cinco dias, o que é ser cientista e como funciona o ambiente de investigação em laboratório”, afirma Celma Padamo, Diretora de Comunicação e Imagem da faculdade.“Celebramos a 9ª edição do programa com um riquíssimo conjunto de atividades em áreas distintas da ciência, mas que poderão ter aplicabilidade direta e impacto na nossa sociedade”.