Yago Oproprio volta a Portugal para dois concertos em Lisboa e Porto
Yago Oproprio é um dos artistas de hip hop brasileiros que mais interesse tem despertado, com pouco mais de três anos de carreira conta já com mais de 100 milhões de streams no Spotify e mais de 30 milhões de visualizações no YouTube, com somente oito singles editados de forma independente. Depois do sucesso da sua estreia em Portugal no ano passado, com dois concertos com casa cheia, o rapper brasileiro está de volta nos dias 25 de outubro no Musicbox em Lisboa e a 26 de outubro no Hard Club, no Porto, mais uma vez pela mão da Primeira Linha.
O rapper que tem marcado presença nos principais festivais e salas do Brasil, onde artistas como Criolo, Jean Tassy, entre outros, têm realizado colaborações e apresentações ao vivo, lançou em 2023 o seu EP de estreia “O Inquilino” e apresentará ao vivo em Portugal o disco de estreia “Oproprio”.
Quem ouve a música de Yago Oproprio impressiona-se tanto com o resultado sonoro das suas mais variadas influências como com a sua voz, por vezes mais firme outras mais emocional, mas sempre um convite a ouvir com atenção as suas histórias e reflexões.
Nascido na Zona Leste de São Paulo, Yago Oproprio carrega o DNA das influências musicais periféricas. Ainda criança foi morar com a mãe em Caracas, Venezuela. Lá aprendeu e teve contato com a música de Calle 13, Orishas, Don Omar e outros. Dali vem as influências das sonoridades latinas, que imprimem ritmo e singularidade às suas criações. De volta ao Brasil, traça um forte caminho com o funk e o rap nacional, Sabotage, Duda Marapé, Sombra e Racionais, ao mesmo tempo que absorvia nomes como Chico Buarque, Moreira da Silva, Pedro Luís e a Parede, entre tantos outros. Dessa mistura da rua com a arte periférica é que vai matutando a poética urbana que não se fecha num mundo só. Yago Oproprio trilha os caminhos do diálogo com as pessoas e as cidades, salta da “quebrada” para o mundo, sem abandonar a raíz.
Em Outubro poderá ver-se ao vivo o artista revelação do hip hop brasileiro.