Gaming: A IA ao comando
Nos bastidores da esfera (estimulante) dos videojogos, a Inteligência Artificial (IA) surge como catalisador da transformação, moldando universos e impulsionando experiências. Da meticulosa geração de ambientes, à conceção de personagens não-jogáveis (NPCs) que respiram vida e desafiam até o/a gamer mais destemido/a, os parâmetros (do que é possível) são, agora, outros.
Remontando a 1970, Space Invaders e Pac-Man, com um nível de dificuldade crescente, padrões e movimentos distintos, e eventos dependentes de hash function, marcaram uma década, em que a estratégia matemática ou os programas de damas, implementados em lógica discreta e, estritamente, baseados na competição, foram ultrapassados.
Já entre os anos 80 e 90, a simulação de estilos de coaching e gestão, utilizados em títulos desportivos, como Madden Football, Earl Weaver Baseball e Tony La Russa Baseball, tornaram as mecânicas mais singularizadas, que antecederam à adoção da ferramenta finite-state machine, proporcionando a avaliação de ações, decisões em tempo real, diálogos interativos, e pathfinding, nomeadamente em Creatures.
Hoje, os inimigos não seguem um script, mas aprendem e adaptam-se, convertendo comportamentos rudimentares em performances complexas e responsivas, e criando narrativas imersivas e interações memoráveis, que garantem adversidades à medida e o entusiasmo (sempre!) em alta, onde cada escolha tem consequências.
VANTAGENS:
- Balanceamento e Testes — Equilibrar multiplayers viabiliza equidade, e analisar cenários potencializa a deteção de bugs, otimizando o fluxo e refinando o processo.
- Geração Procedimental de Conteúdo — Através de um conjunto de algoritmos, uma infinidade de mundos variados é gerada em pequenos arquivos, reduzindo custos e oferecendo novas realidades.
- Realismo — Enquanto os elementos agem, como se fossem controlados, diretamente, por humanos, a envolvência na jogabilidade expande-se, conferindo autonomia, habilidade social e reatividade ao non-playable character.
- Web 3 Innovations — Abrindo possibilidades inexploradas para inovações futuras em Augmented Reality (AR), Virtual Reality (VR) e Realidade Mista, as inter-relações e emoções são ampliadas.
A revolução está só a começar!
- AI Dungeon
Baseado em texto, escreve histórias e dirige a ação, em mundos e géneros virtualmente imensuráveis. Fugir para cosmos alternativos é uma opção!
- Alien: Isolation
Submergido/a numa atmosfera de ansias constantes e perigos mortais, decides, após os acontecimentos de Alien, encetar uma desesperada (e aterrorizante!) batalha, para desvendares o misterioso desaparecimento de Ellen Ripley.
Sobreviverás?
- Inworld Origins
Humanos e robôs coexistem sob um sistema social instável. Inesperadamente, Metropolis sofre uma explosão. Agora, és o Detetive principal.
Dica? Sê perspicaz. As testemunhas levar-te-ão à resolução do caso.
- Middle-Earth: Shadow of War
Em Terra-Média, prepara-te para formares um exército, conquistares fortalezas e dominares Mordor, enquanto o poder do Senhor das Trevas Sauron e dos Espetros do Anel influenciam o teu desempenho.
Uma coisa é certa: Nada será esquecido.