Site ME v2 Cabeçalho ME MAIO Site correctocópia
  • Sobre nós
  • Ficha Técnica
  • Contactos
Terça-feira, Dezembro 9, 2025
Spotify
  • Login
Mais Educativa
  • Home
  • Educação
    • Educação
    • ADN Escolas
    • Selo SaudávelMente
    • Escolas
  • Lazer & Cultura
  • Desporto & Saúde
  • Ciência & Tecnologia
  • Podcast
  • Passatempos
    • Passatempos a Decorrer
    • Passatempos Terminados
  • Arquivo Edições
No Result
View All Result
  • Home
  • Educação
    • Educação
    • ADN Escolas
    • Selo SaudávelMente
    • Escolas
  • Lazer & Cultura
  • Desporto & Saúde
  • Ciência & Tecnologia
  • Podcast
  • Passatempos
    • Passatempos a Decorrer
    • Passatempos Terminados
  • Arquivo Edições
No Result
View All Result
Mais Educativa
No Result
View All Result
Home Educação

Entrevista | Linda Morango, da ONG Ajuda em Ação acredita que a ação presente pode determinar o futuro

Bárbara Ferradosa por Bárbara Ferradosa
15/07/2024
em Educação, Em destaque, Entrevista, Formação, Novidades
Entrevista | Linda Morango, da Ajuda em Ação, acredita que a ação presente pode determinar o futuro

Imagem cedida pela entrevistada

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

Entrevista | Linda Morango, da Ajuda em Ação, acredita que a ação presente pode determinar o futuro

Para assinalar o Dia Universal da Criança, Linda Morango, Diretora de Marketing e de Angariação de Fundos da ONG Ajuda em Ação, em entrevista, reflete sobre os obstáculos impostos num caminho em constante edificação, que possui apenas (e somente!) um destino: Infância plena e igualitária.

Que valores sustentam a ONG Ajuda em Ação?

A Ajuda em Ação é uma Fundação internacional, de origem espanhola, fundada em 1981, com mais de 40 anos de história. Estamos em Portugal desde 2019, tendo um compromisso com os Direitos Humanos e a Dignidade, através de uma rede de contactos e parcerias comprometidas com a nossa visão do mundo. A transparência e a independência são outros dois valores muito importantes. Orgulhamo-nos de prestar contas às pessoas e Instituições com/para as quais trabalhamos como ONG apartidária, que leva a cabo a sua missão, respeitando a liberdade e a igualdade de todos.

O combate à pobreza, desigualdade, vulnerabilidade e exclusão social é a principal frente de intervenção. Quais são as linhas predominantes que conduzem o desenvolvimento da atividade que executam em Portugal?

Trabalhamos para desenvolver todo o potencial das comunidades mais vulneráveis, como a de Camarate (Loures), através de programas de Educação, Empregabilidade Jovem e Empreendedorismo Feminino, respetivamente, permitindo a entrada direta, de jovens com menos oportunidades, no mercado de trabalho. Apostamos em programas a longo prazo para que a mudança seja sustentada e efetiva. Acreditamos que a formação e o desenvolvimento de competências, ferramentas essenciais da nossa ação, são a chave para que as pessoas consigam sair da sua situação de pobreza e ser protagonistas do seu futuro.

Apoiando centenas de crianças e jovens em idade escolar a desenvolverem ferramentas para uma melhor integração na Escola ou no mercado de trabalho, através de “A Minha Escola é Cool” e “‘Bora Jovens”, que resultados têm sido registados?

Tanto “A Minha Escola é Cool” como o ‘Bora Jovens da Coca-Cola em Portugal, programas implementados pela Ajuda em Ação, têm tido resultados bastante positivos e assinaláveis. O primeiro prende-se com a área da Educação e tem permitido, em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Camarate, reduzir o absentismo escolar e melhorar a performance escolar, sobretudo através da aposta na oficina de escrita criativa e a de robótica. Por outro lado, e ao nível da Empregabilidade Jovem, com o ‘Bora Jovens já foi possível formar 363 jovens e integrar no mercado de trabalho mais de 152 jovens. Estamos ainda a desenvolver o projeto Acrescent’Arte em escolas do Agrupamento de Portalegre, para promover uma educação de qualidade e inclusiva através da arte, e também aqui o feedback tem sido bastante positivo. Estas crianças e jovens que integram estes nossos  programas são o futuro e acreditamos que apostar neles é caminho para uma sociedade mais justa e igualitária.   

“A Humanidade deve à criança o melhor que tem para dar”. Que importância desempenha a Declaração dos Direitos da Criança no bem-estar, felicidade e segurança na infância?

A Declaração dos Direitos da Criança é da máxima importância para que todas as pessoas, entidades e outras organizações saibam, respeitem e cumpram os direitos nela contidos. Todos os direitos enunciados são garantes da felicidade, bem-estar e segurança das crianças. As crianças são o futuro e garantir-lhes universalmente direitos tão básicos e essenciais, como o direito à educação – que deve ser inclusiva, equitativa e de qualidade – e à alimentação, é urgente para que cresçam adultos participativos e envolvidos na sociedade em que estão inseridos e conscientes dos seus deveres, mas sobretudo direitos.

Muitos jovens já mudaram o mundo com os seus discursos, chamando a atenção para os seus direitos, contudo, quase nunca são ouvidos. Que poder considera que a voz dos mais novos pode possuir na promoção à mudança?

Os nossos programas e apoios são dirigidos a muitas crianças e jovens porque defendemos que eles são parte da mudança, são as gerações futuras que têm também a sua quota-parte de responsabilidade. Quando estes grupos estão conscientes do conceito de uma sociedade mais justa e igualitária, onde questões como as alterações climáticas e o respeito pelos direitos humanos não podem ficar de todo esquecidas, têm o poder de somar a sua voz a muitas causas importantes. Além disso, sendo pessoas altamente digitais, com canais próprios, podem fazer circular a sua voz da mudança a uma velocidade grande e com um alcance potente. 

E as Escolas? 

As Escolas e os docentes acompanham grande parte do crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens, logo têm um papel fundamental na formação dos mesmos. Além da formação em sala de aula, devem procurar inspirar e acrescentar ao abraçar programas como o nosso “A Minha Escola é Cool” para que se desenvolvam outras competências tão importantes, e que serão muito valorizadas no futuro, como as soft skills.

Que desafios identifica no futuro? 

Os nossos projetos apresentam excelentes resultados e com impacto inegável na vida das pessoas que apoiamos. Contudo, existem alguns desafios que podem colocar em risco o impacto do nosso trabalho e dificultar que a nossa ajuda possa chegar a mais pessoas. O primeiro, diria, é a sustentabilidade dos nossos projetos em Portugal.

Em julho, a ONU publicou um relatório, apelando ao mundo para redobrar os seus esforços para alcançar os ODS até 2030. No entanto, os impactos da crise climática, a guerra na Ucrânia, os recentes acontecimentos na região da Faixa de Gaza e Israel, uma economia global frágil e os efeitos persistentes da pandemia da COVID-19 estão a limitar avanços nesse sentido.

Embora a falta de progresso seja global e, do ponto de vista de uma organização internacional, como a Ajuda em Ação, que trabalha diariamente com populações vulneráveis, com menos oportunidades e recursos, são efetivamente estes públicos, os que mais sofrem os piores efeitos destes desafios. É crucial envolver todos os stakeholders, desde as empresas, a sociedade civil, os cidadãos, o governo, os municípios, as organizações da economia social numa “forte vontade coletiva” de mudar o caminho atual e reacender o progresso visando alcançar todos os 17 ODS em 7 anos.

O nosso contributo nesta Agenda 2030, acontecerá de forma mais eficaz, se tivermos parceiros e doadores envolvidos na nossa missão garantindo que o apoio chega a estas populações, contrariando o ciclo da pobreza, contribuindo desta forma, para a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, como por exemplo, o ODS 1: Erradicar a pobreza; ODS 2: Erradicação da Fome; ODS 4: Educação de Qualidade; ODS 8: Trabalho Digno e crescimento económico; ODS 10:  Reduzir as desigualdades; e o ODS 17: Parcerias para a implementação dos objetivos.

Outro desafio, é a questão da notoriedade da Ajuda em Ação em Portugal. Apesar de sermos uma organização social internacional com mais de 40 anos de história, precisamos de conquistar o nosso espaço no setor da economia social portuguesa, constituído por mais de 70.000 organizações sociais. Contudo, apesar de ainda ser necessário o reconhecimento enquanto marca social junto de vários stakeholders, temos desenvolvido programas inovadores junto das populações vulneráveis que trabalhamos e nestes últimos anos, temos conseguido demonstrar o impacto do nosso trabalho. Apoio este, que só é possível com o financiamento de empresas e parceiros diversos. Mas ainda existe um longo caminho a percorrer, que só o podemos fazer em conjunto, como por exemplo, com os órgãos de comunicação social que apoiam na divulgação da nossa missão.

Que mensagem gostaria de deixar para as próximas gerações? O que falta mudar?

Acreditamos que a ação presente pode determinar o futuro. Assim sendo, a mensagem que gostaríamos de deixar às próximas gerações é que se envolvam nas suas comunidades, tendo um papel participativo. Fazer voluntariado, apoiar uma causa ou ser um ativista digital: Existem inúmeras opções que nos permitem fazer a diferença por um mundo melhor e criar novas e melhores oportunidades ao alcance de qualquer um. É acreditar no poder da mudança a partir da base… Sempre!

Entrevista | Linda Morango, da Ajuda em Ação, acredita que a ação presente pode determinar o futuro

Visualizações 279
Tags: 'Bora JovensA minha Escola é CoolAJUDA EM AÇÃOAprendizagemcombatecriançasDeclaração dos Direitos da CriançadesafiosdesenvolvimentodesigualdadeDia Universal da Criançaeducaçãoentrevistaescolasexclusão socialinfânciajovensLinda Morangolinhas de atuaçãoobstáculosONGparticipação ativapobrezaresponsabilidadevaloresvozvulnerabilidade
Anterior

O melhor setup gamer é o teu!

Próximo

Lisboa Games Week apresenta 8ª edição!

Próximo
Lisboa Games Week apresenta 8ª edição!

Lisboa Games Week apresenta 8ª edição!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Tendência
  • Comentários
  • Latest
Sabes como remover um filtro ou um efeito no Tik Tok?

Sabes como remover um filtro ou um efeito no Tik Tok?

21/07/2020
Já abriu o ISCE Douro!

Já abriu o ISCE Douro!

27/07/2018
Omniscience propõe percursos académicos (à medida)

Omniscience propõe percursos académicos (à medida)

03/12/2025
TUMO recebe "Prémio Nobel da Educação"

TUMO recebe “Prémio Nobel da Educação”

03/12/2025
Ivandro atua (em Sintra)

Ivandro atua (em Sintra)

0
LEGO celebra uma última aventura com "Stranger Things: A Casa dos Creel”

LEGO celebra uma última aventura com “Stranger Things: A Casa dos Creel”

0
"Caminhos de Cidadania" disponibiliza recursos inspiradores

“Caminhos de Cidadania” disponibiliza recursos inspiradores

0
"Technovation Girls" reforça impacto (em Portugal)

“Technovation Girls” reforça impacto (em Portugal)

0
"Caminhos de Cidadania" disponibiliza recursos inspiradores

“Caminhos de Cidadania” disponibiliza recursos inspiradores

09/12/2025
"Technovation Girls" reforça impacto (em Portugal)

“Technovation Girls” reforça impacto (em Portugal)

08/12/2025
Ivandro atua (em Sintra)

Ivandro atua (em Sintra)

07/12/2025
LEGO celebra uma última aventura com "Stranger Things: A Casa dos Creel”

LEGO celebra uma última aventura com “Stranger Things: A Casa dos Creel”

06/12/2025
PUBLICIDADE

MAIS VISTO

  • Sabes como remover um filtro ou um efeito no Tik Tok?

    Sabes como remover um filtro ou um efeito no Tik Tok?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • “Technovation Girls” reforça impacto (em Portugal)

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • “Caminhos de Cidadania” disponibiliza recursos inspiradores

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Sitestar.PT 7

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Ganha um Microscópio Smart AI da Clementoni — um supermicroscópio 2 em 1!

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
PUBLICIDADE

Mais Educativa 2022@ Site desenvolvido por SITEIRIA

Info Legal

  • RGPD
  • Termos e condições
  • Politica de privacidade
  • Politica de Cookies

Parceiros Editoriais

logo APN 2017 2.png
logo 1
Captura de ecra 2025 10 16 as 16.23.23 1
CDP VD COLORIDO 1 300x116

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Home
  • Sobre nós
    • Sobre nós
    • Ficha Técnica
    • Contactos
  • Educação
    • Educação
    • ADN Escolas
    • Selo SaudávelMente
    • Escolas
  • Ciência & Tecnologia
  • Desporto & Saúde
  • Lazer & Cultura
  • Podcast
  • Passatempos
    • Passatempos a Decorrer
    • Passatempos Terminados
  • Arquivo Edições

Mais Educativa 2022@ Site desenvolvido por SITEIRIA