O melhor setup gamer é o teu!
Qualquer gamer sabe que para potenciar a sua performance e desfrutar de uma experiência imersiva, ter um setup de qualidade é fundamental, mas criar um espaço confortável e adequado às características dos teus jogos preferidos, requer algum investimento inicial, uma seleção do que vale a pena comprar tendo em conta a utilização que se vai fazer a cada elemento…. Mas, vamos por partes!
Quais são os elementos imprescindíveis para montar um bom setup gamer?
Caso não jogues em PlayStation, Xbox ou Nintendo, o PC Gamer é o item a que deves dedicar especial atenção. Primeira decisão: um portátil gaming ou um gaming desktop?
Esta é uma escolha muito pessoal e como em qualquer escolha existem vantagens e desvantagens, tudo depende das tuas preferências.
Deves ter em conta, o preço, as características (processador, memória RAM, placa de vídeo, hardwares de armazenamento: HD e SSD), a facilidade de atualização e a portabilidade.
Depois de teres decidido qual o PC ideal para ti, está na hora de pensares nos restantes itens:
- Periféricos: Teclado Mecânico
A maior sensibilidade destes teclados é a característica que os torna mais aliciantes para os profissionais de gaming. Esta sensibilidade reduz o tempo de resposta de cada comando dado, o que faz toda a diferença em jogos competitivos. Claro que o som super característico deste tipo de teclado é também muito apetecível, até porque ajuda a perceber se a tecla foi de facto pressionada.
- Periféricos: Rato e respetivo tapete
Este equipamento permite uma maior precisão, a obtenção de diferentes níveis de sensibilidade e ainda o ajuste da sua velocidade de acordo com as necessidades e preferências de cada um. Há ainda modelos que dispõem de botões que permitem programar de modo a poupar tempo durante os jogos. Também o peso e o tamanho do rato variam deves ter estes aspetos em consideração no momento de comprar.
O tapete do rato também é algo que faz toda a diferença na experiência de utilização, pois, facilita – ou dificulta – a movimentação do mesmo. Se a qualidade não for média, pelo menos, irá desgastar-se facilmente.
- Periféricos: Auscultadores
Podes ter os melhores equipamentos do mundo, mas se os auscultadores não forem os melhores, já não é a mesma coisa… Os auscultadores possibilitam que a experiência se torne imersiva e envolvente e podem permitir até que consigas perceber com maior exatidão onde estão os teus adversários. Muitos já contam com um isolamento acústico de elevada qualidade e o microfone incorporado permite conversar com outros jogadores em tempo real como se estivesses ao seu lado. Sem esquecer o conforto, escolhe os teus com base no teu orçamento e no teu tipo de jogo preferido.
- Monitor
Antes de mais, deves verificar o espaço que tens disponível na tua secretária, este detalhe é muito importante e começa a moldar a tua pesquisa. Depois sabe que as polegadas recomendadas para gaming e produção de conteúdos são, no mínimo, 25. Em termos de resolução, a regra é simples: quanto maior o monitor, maior a resolução, atualmente os monitores 4K ou Ultra HD são os mais indicados para profissionais ou jogadores gaming. O tempo de resposta é também uma característica que deves ter em conta, e o tempo de resposta é o tempo que um pixel demora a aparecer no ecrã, os monitores mais conceituados são os que têm um tempo de resposta de 0,5 ou 1 ms.
- Secretária
Pode parecer um detalhe, mas é fundamental! A secretária é onde tudo começa e onde tudo assenta, por isso, esta deve ser espaçosa, resistente, regulável em altura e deve ter profundidade suficiente para colocares o monitor a uma distância saudável (entre 40 e 70 cm).
- Cadeira
Conforto, ergonomia, ajustabilidade de altura, resistentes e fiáveis são as cinco principais características imprescindíveis que as cadeiras gamer devem ter. Mas, não precisas de procurar muito para encontrar uma cadeira que reúna todas estas características, a marca Alpha Gamer tem dezenas de modelos disponíveis para todos os gostos.
Mas… antes de adquires algum destes equipamentos, há algo imprescindível que deves fazer: definir o teu orçamento.
Cada elemento que enumerámos anteriormente, tem um valor e características específicas que, de um modo geral, varia conforme as marcas e claro, o preço. Por isso, define previamente o valor que estás disposto/a a dar por cada um e a partir daí começa a procurar! Solta o gamer que há em ti!