TUMO Coimbra: Programa educativo abre portas
É hoje que o primeiro Centro de Tecnologias Criativas do país – TUMO Coimbra – se estreia, dia 28 de setembro, contando com uma cerimónia de inauguração, onde estarão presentes entidades parceiras, bem como os fundadores Marie Lou, Pegor Papazian e Sam and Sylva Simonian, seguida do evento “Portas Abertas”, com atividades e demonstrações dos diferentes campos do conhecimento.
A decorrer no Edifício “Correios, Telégrafos e Telefones de Coimbra”, um espaço intervencionado para reabilitação e transformação do interior, equipado, agora, com tecnologia de ponta, o programa educativo gratuito destina-se a jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, contemplando duas sessões presenciais por semana, com a duração de duas horas, nas áreas de Fotografia, Animação, Desenvolvimento de Jogos, Programação, Música, Design Gráfico, Cinema e Robótica.
“O TUMO é finalmente uma realidade e torna-se agora um veículo de oportunidades para os jovens de Coimbra. A nossa ambição é fazer da aprendizagem um aliado para toda a vida, algo estimulante e diretamente ligado aos interesses de cada um/a e às necessidades do mercado”, salientou Filipa Cunha, Diretora do TUMO Coimbra.
“O TUMO tornou-se um player mundial no desenvolvimento de competências digitais para jovens, e o seu impacto nos jovens que participaram no programa é bastante significativo. Falamos também do impacto nas competências sociais como a autoconfiança, a resiliência e esta multidisciplinaridade entre a tecnologia e a criatividade. O futuro será certamente diferente e a nossa ambição é ter a geração do futuro com todo este potencial alavancado”, acrescentou Pedro Santa Clara, Mentor do projeto.