Turismo científico à boleia dos Circuitos Ciência Viva
Sabias que… Os Circuitos Ciência Viva têm contribuído de forma notável para o aumento do Turismo científico em Portugal?
Para assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se celebra hoje, a 27 de setembro, o balanço é positivo: Seis anos e muitas descobertas depois, contabilizam-se cerca de 14.200 exploradores, o que se traduz em centenas de milhares de visitas.
Com um cartão, um guia e uma app, o projeto garante entrada livre nos 21 Centros Ciência Viva do país e descontos em mais de 300 parceiros de Ciência, Cultura e Lazer, apresentando, agora, novidades! Com a integração do Centro Ciência Viva dos Arcos na Rede Nacional de Centros Ciência Viva, em junho de 2022, foi preparado um novo circuito – o Circuito de Arcos de Valdevez, com três propostas de roteiros para descobrir na região do Alto Minho.
Mas… A curiosidade é mesmo a palavra-chave do programa, que, em 2019, foi distinguido com o “Roy L. Shafer Leading Edge Award for Businesse Pratice”, uma chancela de qualidade, atribuída pela Associação Profissional Norte-Americana de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (ASTC).
“Nunca ninguém se sente sozinho num Centro Ciência Viva. E ainda menos se, além dos centros de Ciência, visitar e percorrer os museus, centros culturais e parques naturais que são parceiros dos Circuitos Ciência Viva. Há seis anos, lançámos este ambicioso programa nacional de Turismo científico, que tem como lema ‘Deixe-se guiar pela curiosidade’. O desafio permanece atual”, referiu Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva.