Site ME v2 Cabeçalho ME MAIO Site correctocópia
  • Sobre nós
  • Ficha Técnica
  • Contactos
Terça-feira, Janeiro 13, 2026
Spotify
  • Login
Mais Educativa
  • Home
  • Educação
    • Educação
    • ADN Escolas
    • Selo SaudávelMente
    • Escolas
  • Lazer & Cultura
  • Desporto & Saúde
  • Ciência & Tecnologia
  • Podcast
  • Passatempos
    • Passatempos a Decorrer
    • Passatempos Terminados
  • Arquivo Edições
No Result
View All Result
  • Home
  • Educação
    • Educação
    • ADN Escolas
    • Selo SaudávelMente
    • Escolas
  • Lazer & Cultura
  • Desporto & Saúde
  • Ciência & Tecnologia
  • Podcast
  • Passatempos
    • Passatempos a Decorrer
    • Passatempos Terminados
  • Arquivo Edições
No Result
View All Result
Mais Educativa
No Result
View All Result
Home A tua Revista

“Stop Discriminação”: O projeto que desconcerta mas constrói!

Bárbara Ferradosa por Bárbara Ferradosa
05/07/2023
em A tua Revista, Arte, Educação, Em destaque, Entrevista
"Stop Discriminação": O projeto que desconcerta mas constrói!

Imagem cedida pelo entrevistado

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

“Stop Discriminação”: O projeto que desconcerta mas constrói!

Em 2022, a Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial recebeu 491 queixas de práticas discriminatórias relacionadas com a nacionalidade, a cor da pele e a origem racial étnica, agravando, assim, a segregação, a insegurança e a exclusão social em Portugal.

O projeto pedagógico “Stop Discriminação”, com parceria do Conselho Português para os Refugiados (CPR), é a mais recente aposta do músico e vocalista dos HMB, Héber Marques, que envereda, agora, no mundo escolar e educativo, a convite da empresa Betweien, visando dotar e capacitar @s jovens de ferramentas de diagnóstico e prevenção de atitudes e comportamentos intolerantes e preconceituosos, através da leitura, da música e do teatro.

Contudo, o artista confessa, em entrevista, que mais do que oferecer respostas, é imperativo levantar questões, para que se atinja o progresso e, claro… A união!

Após uma visita atenta às tuas redes sociais, deparámo-nos com a seguinte mensagem: “Tendo em conta que o mundo tecnológico nos aproximou, devemos dar passos concretos e assertivos de cooperação e celebração das diferenças que existem entre povos e etnias”. O livro “Stop Discriminação” surge da necessidade urgente de colmatar o “fosso que nos separa”?

Haverão sempre necessidades que precisam de ser colmatadas. A urgência incomodará a consciência de quem estiver disposto a colaborar para que haja mais respeito, diálogo e ações que marquem pela positiva.

Direcionado aos alunos do 3º ciclo de escolaridade do Ensino Básico e Ensino Secundário, trabalhar para o universo pedagógico detém em si uma grande responsabilidade. Que exigências são colocadas?

São as verdadeiras mentes em construção. São uma acendalha social comportamental. Começando nas turmas, casas e núcleos de amigos. Podem incentivar à propagação de contra- -narrativas, descontração de mitos e promoção de consideração e tolerância pelo diferente. O grande desafio é ter a coragem e a paciência de executar esta tarefa de forma humilde e pacífica.

As Migrações, o Interculturalismo e o Discurso de Ódio são as temáticas exploradas nos diferentes capítulos. Qual é o ângulo empregue em cada história?

É sempre um ângulo de desconstrução, narrando histórias que visam exemplificar e desmistificar os preconceitos que muitas pessoas ainda têm sobre os imigrantes como: “os imigrantes vêm para a nossa terra roubar o trabalho dos portugueses”. Preconceitos que fazem parte do imaginário da sociedade. É preciso ajudá-las a entender que este tipo de crenças não correspondem de todo à verdade.

“Queremos pensar juntos. Queremos apresentar a narrativa que nos parece correta. Mas, mais que isso… Queremos que parta da Geração Z a responsabilidade de proporcionar, nos seus espaços comuns, ambientes mais saudáveis.“

O projeto compreende três narrativas ficcionadas e a sua adaptação ao teatro, bem como temas originais musicados. Que papel ganha a arte na educação?

Toda a boa arte não deseja carregar a incumbência de dar lições de moral. Sendo bem feita, pode levar o recetor a refletir sem que este se sinta atacado. Talvez se deva ao facto de mexer com as emoções, acabando por falar ao coração antes de falar à razão. É um veículo perfeito de educação.

A inspiração que conduziu à criação dos diversos elementos que compõem o “Stop Discriminação” nasceu do teu exercício observacional ou possui um cariz autobiográfico?

Surgiu de um desafio que me foi proposto e sobre o qual ponderei, mas que percebi que tinha toda a legitimidade para falar dos assuntos. Sendo eu um filho, neto, sobrinho e primo de imigrantes, entendi que a minha voz podia ser útil.

Consideras que a veia inclusiva e o abraço à diversidade são componentes que definem a tua identidade enquanto artista?

A minha identidade artística está impregnada de diversidade cultural. Quando me deixo expressar livremente, o que sai é uma mistura de todos os povos que compõem o meu ADN, interligada com a admiração que trago dos outros que, não sendo meus no sangue, são no coração.

Até chegares, finalmente, à versão final das canções, como foi o processo de criação e composição à guitarra?

Foi surpreendentemente rápido. Não estava à espera. Talvez por se tratarem de temáticas que nunca abordei mas que me são tão próximas e familiares. Cheguei a ser espectador de mim mesmo. É um privilégio raro conseguir criar e usufruir da criação em simultâneo. É sinal de que o que se está a elaborar, está certo.

Existindo “mais para fazer e melhor para ser”, que respostas são fornecidas para combater as adversidades do universo complexo da discriminação?

Ainda que o projeto possua um viés educativo, mais do que dar respostas, queremos levantar questões. Queremos pensar juntos. Queremos apresentar a narrativa que nos parece correta. Mas, mais que isso… Queremos que parta da Geração Z a responsabilidade de proporcionar, nos seus espaços comuns, ambientes mais saudáveis.

Os dados mais recentes do  European Social Survey revelam que os portugueses apresentam elevados níveis de crenças racistas. Qual é o legado que ambicionas que o “Stop Discriminação” produza na sociedade?

Onde há humanidade existe imperfeição, podendo haver também cooperação e progresso. Se este livro conduzir pelo menos uma pessoa a querer ser positivamente mais intencional nas suas interações com os outros, já cumpriu a sua missão. Mas, francamente, espero que ajude muitas mais.

“Stop Discriminação”: O projeto que desconcerta mas constrói!

Visualizações 94
Tags: alunosânguloarteatitudesBetweienComissão para a Igualdade e contra a Discriminação RacialcomportamentosConselho Português para os Refugiadoscor da pelediagnósticodiscriminaçãodiscurso de ódioeducaçãoEnsino BásicoEnsino SecundárioentrevistaetniaexigênciasferramentasHéber MarqueshistóriasHMBinspiraçãointerculturalismointolerâncialegadoleituramigraçõesmundo escolar e educativomúsicanacionalidadenarrativasPreconceitoprevençãoprocessoprojeto pedagógicoStop Discriminaçãoteatro
Anterior

Tema principal de Marvel’s Spider-Man 2 já está disponível nas principais plataformas de streaming

Próximo

Universidade de Aveiro é a 344ª melhor do mundo!

Próximo
A Universidade de Aveiro (UA) assume, pela primeira vez, a liderança nacional, considerando apenas o número de citações científicas por docente/investigador, de acordo com o Ranking QS de Instituições de Ensino Superior, ocupando, agora, a terceira posição, após subir dois lugares. Já a nível mundial, a Instituição de Ensino Superior (IES) aveirense ficou colocada na posição 344, com um notável aumento de 166 lugares, sendo que o indicador “citações por docente” conduziu-a à posição 98. Aos indicativos utilizados nas edições anteriores, a Quacquarelli Symonds (QS) acrescentou mais três que refletem as prioridades dos alunos e a evolução dos Estabelecimentos de Ensino Superior, assumindo um compromisso com a sustentabilidade; prestam maior apoio no processo de empregabilidade dos seus diplomados e reconhecem a necessidade de uma maior colaboração internacional na investigação para enfrentar desafios mundiais: Academic Reputation (Reputação Académica); Citations per Faculty (Citações por Docentes); Employer Reputation (Reputação na perspetiva dos Empregadores); Employment Outcomes (Empregabilidade); Faculty Student Ratio (Proporção Corpo Docente / Estudantes); International Students (Alunos Internacionais); International Faculty (Docentes Internacionais); International Research Network - IRN (Rede Internacional de Investigação), que avalia a capacidade de cooperação das IES na área da investigação, através da diversidade geográfica dos parceiros mundiais; Sustainability (Sustentabilidade). O Ranking avaliou 2963 Instituições de Ensino Superior, tendo classificado em Portugal, pela primeira vez, o ISCTE-IUL - Instituto Universitário Lisboa. Contudo, a liderança nacional foi conquistada pela Universidade do Porto, posicionando-se em 253º lugar, enquanto que o pódio mundial ficou a cargo do Massachusetts Institute of Technology, MIT (USA), líder mundial pelo 12º ano consecutivo, sendo que a Universidade de Cambridge renovou a liderança europeia, ocupando o segundo lugar mundial. Com 150 hectares, 45 edifícios, 20 departamentos e Escolas, e, ainda, 16 residências, a Universidade de Aveiro acolhe mais de 15 mil estudantes, de 93 nacionalidades, fornecendo uma vasta e diversificada oferta formativa, nomeadamente Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSPs), que garantem um ensino mais vocacional, implementando o diálogo permanente entre a educação e as entidades empregadoras. Interessad@? Candidata-te de 10 a 31 de julho aqui e junta-te à comunidade de sucesso da UA!

Universidade de Aveiro é a 344ª melhor do mundo!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Tendência
  • Comentários
  • Latest
Câmara Municipal de Leiria desafia alunos do Secundário a "Marchar para a Cidadania"

Câmara Municipal de Leiria desafia alunos do Secundário a “Marchar para a Cidadania”

16/10/2024
Habilita-te a ganhar o livro Pequenas Mentiras Inocentes

Habilita-te a ganhar o livro Pequenas Mentiras Inocentes

07/01/2026
Estamos a sortear o livro Quando o Haru Estava Aqui

Estamos a sortear o livro Quando o Haru Estava Aqui

09/01/2026
Estamos a oferecer um puzzle com inspirações algarvias

Estamos a oferecer um puzzle com inspirações algarvias

06/01/2026
"Academia de Física" está de regresso!

“Academia de Física” está de regresso!

0
O Turismo (em ação)

O Turismo (em ação)

0
"Straplex" leva-te ao Espaço!

“Straplex” leva-te ao Espaço!

0
Prime Video revela trailer oficial de "Dupla Perigosa"

Prime Video revela trailer oficial de “Dupla Perigosa”

0
"Academia de Física" está de regresso!

“Academia de Física” está de regresso!

13/01/2026
Omniscience propõe percursos académicos (à medida)

Omniscience propõe percursos académicos (à medida)

13/01/2026
O Turismo (em ação)

O Turismo (em ação)

12/01/2026
"Straplex" leva-te ao Espaço!

“Straplex” leva-te ao Espaço!

12/01/2026
PUBLICIDADE

MAIS VISTO

  • Câmara Municipal de Leiria desafia alunos do Secundário a "Marchar para a Cidadania"

    Câmara Municipal de Leiria desafia alunos do Secundário a “Marchar para a Cidadania”

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • A nova app “Finanças Quiz” promove competências

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Guimarães envolve (mais de) 1500 alunos em “Torneio de Retórica”

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • “Straplex” leva-te ao Espaço!

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • “Academia de Física” está de regresso!

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
PUBLICIDADE

Mais Educativa 2022@ Site desenvolvido por SITEIRIA

Info Legal

  • RGPD
  • Termos e condições
  • Politica de privacidade
  • Politica de Cookies

Parceiros Editoriais

logo APN 2017 2.png
logo 1
Captura de ecra 2025 10 16 as 16.23.23 1
CDP VD COLORIDO 1 300x116

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Home
  • Sobre nós
    • Sobre nós
    • Ficha Técnica
    • Contactos
  • Educação
    • Educação
    • ADN Escolas
    • Selo SaudávelMente
    • Escolas
  • Ciência & Tecnologia
  • Desporto & Saúde
  • Lazer & Cultura
  • Podcast
  • Passatempos
    • Passatempos a Decorrer
    • Passatempos Terminados
  • Arquivo Edições

Mais Educativa 2022@ Site desenvolvido por SITEIRIA