Site ME v2 Cabeçalho ME MAIO Site correctocópia
  • Sobre nós
  • Ficha Técnica
  • Contactos
Quarta-feira, Dezembro 10, 2025
Spotify
  • Login
Mais Educativa
  • Home
  • Educação
    • Educação
    • ADN Escolas
    • Selo SaudávelMente
    • Escolas
  • Lazer & Cultura
  • Desporto & Saúde
  • Ciência & Tecnologia
  • Podcast
  • Passatempos
    • Passatempos a Decorrer
    • Passatempos Terminados
  • Arquivo Edições
No Result
View All Result
  • Home
  • Educação
    • Educação
    • ADN Escolas
    • Selo SaudávelMente
    • Escolas
  • Lazer & Cultura
  • Desporto & Saúde
  • Ciência & Tecnologia
  • Podcast
  • Passatempos
    • Passatempos a Decorrer
    • Passatempos Terminados
  • Arquivo Edições
No Result
View All Result
Mais Educativa
No Result
View All Result
Home A tua Revista

Instituto do Emprego e Formação Profissional: “A educação permanente e a formação contínua são decisivas na redução do desemprego”

Bárbara Ferradosa por Bárbara Ferradosa
15/06/2023
em A tua Revista, Em destaque, Emprego, Ensino Superior, Entrevista, Formação, Guia de Acesso ao Ensino Superior
Instituto do Emprego e Formação Profissional: “A educação permanente e a formação contínua são decisivas na redução do desemprego”

Imagem cedida pela entrevistada

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

Instituto do Emprego e Formação Profissional: “A educação permanente e a formação contínua são decisivas na redução do desemprego”

Se o desemprego jovem é uma realidade, a verdade é que as oportunidades estão aí para quem as souber encontrar e agarrar… Basta uma mente aberta a experienciar novas possibilidades profissionais, recolher informação de forma proativa e conhecer outros percursos viáveis!

Quem o afirma é Júlia Tomaz, Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em entrevista, onde te elucida sobre as ferramentas necessárias para tomares uma decisão consciente e ajustada ao mercado de trabalho.

Com mais de 25 anos dedicados a projetos de transferência de conhecimento, e depois de um extenso percurso no IAPMEI, centrado na capacitação empresarial, a vice-presidência do Conselho Diretivo do IEFP é agora a sua nova casa. A que desafios pretende dar resposta?

Um grande desafio relaciona-se com a construção de soluções formativas flexíveis que potenciem a empregabilidade. Temos atualmente um mercado de trabalho exigente, a necessitar urgentemente de profissionais qualificados detentores de competências de alto valor, atualizadas e ajustadas às perspetivas de crescimento e de sustentabilidade das empresas. E para assegurarmos boas soluções temos que reavaliar estratégias, definir prioridades e fomentar um contínuo envolvimento de parceiros. Acompanhar a eficácia da transferência de saberes é outro foco de intervenção importante, com preocupação no ajustamento permanente dos programas formativos.

Importa igualmente contribuir para o desenho de iniciativas que proporcionem aos diferentes destinatários dos serviços do IEFP oportunidades para melhorarem as suas características individuais, tomando-os “empregáveis” em diferentes contextos profissionais, possibilitando uma integração a diferentes trajetos profissionais.

Entre a vocação do indivíduo e as necessidades do mercado de trabalho, onde está o equilíbrio?

O equilíbrio faz-se através de um processo de harmonização entre os interesses profissionais individuais e a demonstração por parte das empresas de que as suas ofertas de trabalho proporcionam oportunidades de crescimento e de flexibilidade, bem como a disponibilização de benefícios e incentivos atrativos.

É de sublinhar a importância de existir neste processo uma mente aberta a experienciar novas possibilidades profissionais, sendo que para isso é necessário recolher informação de forma proativa e de qualidade, conhecendo outros percursos viáveis e que podem constituir opções de realização pessoal e profissional. A vocação, principalmente em início de vida profissional, não está, na maioria dos casos, suficientemente amadurecida para presumirmos que apenas existe um determinado caminho possível. É essencial existir disponibilidade para a mudança e acolhimento a novos projetos, bem como recolher a informação que identifique as competências-chave das profissões, potenciando o aumento das perspetivas de emprego.

“Tanto a trajetória educativa como profissional vão ser dinâmicas ao longo do tempo, sendo fundamental a permanente atualização dos conhecimentos e a vigilância daquilo que o mercado de trabalho procura.”

Mas… Que ferramentas podem os jovens usufruir para tomar uma decisão informada na altura de escolher o seu trajeto superior?

Podem adotar diferentes estratégicas e acederem a ferramentas de diferentes serviços especializados. No entanto, gostaria de destacar que a escolha do trajeto no Ensino Superior faz parte de um caminho com muitas etapas. Caminho que vai permitir comprovar escolhas, confirmar ou não expectativas ou descobrir novos trajetos não previstos. A decisão tem de ser ponderada e informada, mas sem a considerar como definitiva. Tanto a trajetória educativa como profissional vão ser dinâmicas ao longo do tempo, sendo fundamental a permanente atualização dos conhecimentos e a vigilância daquilo que o mercado de trabalho procura.

Que dados possui o IEFP sobre as áreas e os cursos que atualmente garantem uma mais fácil colocação no seio empresarial?

O mercado de trabalho releva a formação de nível superior. As profissões atuais estão a mudar em ritmo acelerado e as empresas procuram um perfil de profissionais altamente qualificado. Não sendo à partida uma garantia de emprego, as habilitações de nível superior influenciam o interesse das empresas e a remuneração associada. Trata-se de uma equação influenciada por diferentes dimensões, como a área dos estudos superiores e o perfil de competências transversais detidas por quem procura emprego.

Tendo por base dados relativos do IEFP, verifica-se uma maior dificuldade em dar resposta a pessoas inscritas com formação nas áreas de Humanidades e Ciências Sociais. Nestes casos, por vezes, torna-se necessário promover a sua reconversão profissional para conseguir a sua colocação.

Outra escolha a considerar para uma integração eficaz no mercado de trabalho passa por apostar em cursos de nível não superior que pelo seu pendor técnico especializado respondem a necessidades prementes de muitas empresas. É necessário informar os jovens dos diferentes cenários de qualificação, considerando que existem inúmeros caminhos ajustados às suas características individuais ou vocações, e que os caminhos podem ser combinados. A educação permanente e a formação contínua são decisivas na redução do desemprego, ajudando a combater a exclusão social e a criar igualdade de oportunidades.

“Apoiamos públicos com perfis muito distintos e procuramos estabelecer o equilíbrio possível entre as características e expectativas individuais e as necessidades ou exigências do mercado de trabalho.”

A par da massiva utilização das novas tecnologias, de que forma o Instituto do Emprego e Formação Profissional potencializa formações direcionadas às necessidades crescentes de especialização?

Sendo crítica a área digital, o IEFP desenvolve programas de formação que apoiam não só o aumento da literacia digital de forma abrangente, procurando a inclusão de quem ainda não detêm o essencial, como implementa projetos de elevado pendor técnico especializado, em estreita relação com as necessidades identificadas pelas empresas. A título de exemplo, refiro o Programa UP Skills – Digital Skills and Jobs, que visa qualificar pessoas em situação de desemprego ou subemprego para a área das Tecnologias Digitais. Resulta de uma colaboração estreita entre o Estado (IEFP), Instituições de Ensino Superior e Empresas (representadas pela APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações), sendo assumido o compromisso de contratar 80% dos formandos que concluem a formação com aproveitamento. Mas existem outras áreas com necessidades crescentes de especialização técnica que procuramos dar respostas formativas adequadas, como a área da Saúde ou da Energia.

As soft skills são cada vez mais valorizadas pelas entidades empregadoras. Como podem os formandos aprimorar as suas aptidões e competências socioprofissionais?

Todo aquele que não investir na aprendizagem ao longo da vida será, com grande probabilidade, confrontado com um desajuste das suas capacidades face à exigência e à complexidade dos empregos emergentes. Ter a capacidade de aprender de forma contínua e de se adaptar à mudança são essenciais no mundo do trabalho.

De facto, cada vez mais as empresas valorizam profissionais que se distinguem pelas suas soft skills, pois são elas que permitem desempenhos diferenciados e passíveis de transferência para contextos profissionais diversos. Estas competências comportamentais, combinadas com as competências técnicas, garantem uma melhor integração no mercado de trabalho, como a capacidade crítica, a resolução de problemas, o trabalho de equipa, a tomada de decisão e o relacionamento interpessoal.

O IEFP posiciona-se como um aliado na procura de emprego. Que contributo detém o organismo no apoio e na preparação para as exigências e volatilidade do mercado de trabalho?

Apoiamos públicos com perfis muito distintos e procuramos estabelecer o equilíbrio possível entre as características e expectativas individuais e as necessidades ou exigências do mercado de trabalho, o que constitui um grande desafio.

As competências necessárias nos empregos do futuro serão seguramente distintas das requeridas no passado. Assiste-se a uma crescente automação das atividades profissionais em contextos de escassez de trabalhadores e a criação de novos postos de trabalho com tarefas de alto valor, sendo imprescindível apostar na requalificação e na atração do talento. Com as rápidas mudanças a que assistimos, muito influenciadas pela evolução tecnológica, torna-se evidente que o acesso ao trabalho exige a incorporação de diferentes saberes, apostando no constante reforço de competências. Neste sentido, o IEFP tem diferentes intervenções, sempre com o objetivo de promover o acesso sustentável ao mercado de trabalho, nomeadamente, a assistência associada à procura ativa de emprego, a prestação de informação e o apoio à criação do seu próprio negócio.

Instituto do Emprego e Formação Profissional: “A educação permanente e a formação contínua são decisivas na redução do desemprego”

Visualizações 101
Tags: aptidõescompetênciasdesafiosdesemprego jovemeducaçãoempregabilidadeentrevistaformaçãoGuia de Acesso ao Ensino SuperiorInstituto do Emprego e Formação Profissionaljovensmercado de trabalhosoft skillsTecnologiastrajeto superiorvocação
Anterior

Mike11 edita novo álbum “Elevem” e videoclipe de “Refúgio”

Próximo

ADN Escolas: Escola Secundária de Felgueiras

Próximo
ADN Escolas: Escola Secundária de Felgueiras

ADN Escolas: Escola Secundária de Felgueiras

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Tendência
  • Comentários
  • Latest
Sabes como remover um filtro ou um efeito no Tik Tok?

Sabes como remover um filtro ou um efeito no Tik Tok?

21/07/2020
Já abriu o ISCE Douro!

Já abriu o ISCE Douro!

27/07/2018
Mito ou Verdade: As pupilas dilatam quando olhamos para quem gostamos?

Mito ou Verdade: As pupilas dilatam quando olhamos para quem gostamos?

24/10/2018
Nova SBE acolhe simulação de uma conferência das Nações Unidas

Nova SBE acolhe simulação de uma conferência das Nações Unidas

04/12/2025
Setúbal convida-te a adquirir skills (de Cineasta)

Setúbal convida-te a adquirir skills (de Cineasta)

0
Ivandro atua (em Sintra)

Ivandro atua (em Sintra)

0
LEGO celebra uma última aventura com "Stranger Things: A Casa dos Creel”

LEGO celebra uma última aventura com “Stranger Things: A Casa dos Creel”

0
"Caminhos de Cidadania" disponibiliza recursos inspiradores

“Caminhos de Cidadania” disponibiliza recursos inspiradores

0
Setúbal convida-te a adquirir skills (de Cineasta)

Setúbal convida-te a adquirir skills (de Cineasta)

09/12/2025
"Caminhos de Cidadania" disponibiliza recursos inspiradores

“Caminhos de Cidadania” disponibiliza recursos inspiradores

09/12/2025
"Technovation Girls" reforça impacto (em Portugal)

“Technovation Girls” reforça impacto (em Portugal)

08/12/2025
Ivandro atua (em Sintra)

Ivandro atua (em Sintra)

07/12/2025
PUBLICIDADE

MAIS VISTO

  • Sabes como remover um filtro ou um efeito no Tik Tok?

    Sabes como remover um filtro ou um efeito no Tik Tok?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • “Caminhos de Cidadania” disponibiliza recursos inspiradores

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Ganha um Microscópio Smart AI da Clementoni — um supermicroscópio 2 em 1!

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Setúbal convida-te a adquirir skills (de Cineasta)

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Opinião | Os jovens precisam de ver o Turismo para lá do óbvio

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
PUBLICIDADE

Mais Educativa 2022@ Site desenvolvido por SITEIRIA

Info Legal

  • RGPD
  • Termos e condições
  • Politica de privacidade
  • Politica de Cookies

Parceiros Editoriais

logo APN 2017 2.png
logo 1
Captura de ecra 2025 10 16 as 16.23.23 1
CDP VD COLORIDO 1 300x116

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Home
  • Sobre nós
    • Sobre nós
    • Ficha Técnica
    • Contactos
  • Educação
    • Educação
    • ADN Escolas
    • Selo SaudávelMente
    • Escolas
  • Ciência & Tecnologia
  • Desporto & Saúde
  • Lazer & Cultura
  • Podcast
  • Passatempos
    • Passatempos a Decorrer
    • Passatempos Terminados
  • Arquivo Edições

Mais Educativa 2022@ Site desenvolvido por SITEIRIA