ISCE Tourism PAP Challenge powered by merytu: Uma iniciativa que valoriza o Ensino Profissional em Portugal
Em contagem decrescente para o fecho das candidaturas da 1ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge powered by merytu, fomos conversar com Tiago Rodrigues, Diretor de Marketing e Comunicação do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo e um dos criadores da iniciativa que pretende valorizar o Ensino Profissional em Turismo, incentivando o ingresso destes alunos no Ensino Superior.
A iniciativa vai oferecer ao autor da melhor Prova de Aptidão Profissional (PAP), uma Bolsa para estudar na Licenciatura em Gestão Turística do ISCE.
O ISCE Tourism PAP Challenge powered by merytu tem como principal objetivo valorizar o Ensino Profissional em Turismo. Quais foram as principais razões para a criação deste projeto?
O ISCE tem criado uma proximidade nos últimos anos, com várias Escolas e Cursos Profissionais de Turismo, o que permitiu dar conta da enorme competência que existe nestes cursos e na qualidade que existe nas Provas de Aptidão Profissional, apresentadas pelos alunos, no final dos seus cursos.
Depois, perceber que os Projetos que nascem nas PAP, dificilmente chegam ao mercado de trabalho e, por isso, é importante criar uma estrutura que os valorize e que os aproxime do mercado de trabalho, enriquecendo o mesmo.
Por fim, termos consciência da necessidade de dar o merecido destaque aos alunos do Ensino Profissional em Turismo, que chegam a esta fase muito bem preparados para o futuro, passe ele pelo Ensino Superior ou pelo mercado de trabalho, este último no qual é do conhecimento público, falta mão de obra qualificada num dos setores vitais para a economia portuguesa.
Para além de valorizar o Ensino Profissional em Turismo, em Portugal, o ISCE pretende incentivar os estudantes a ingressar no Ensino Superior. Neste programa, que ferramentas fornecem aos estudantes para, posteriormente, poderem aplicar no mercado de trabalho?
A grande inovação desta iniciativa é fazer com que as PAP, que são habitualmente apenas um procedimento necessário para acabar o curso profissional, passem a ser um elemento de motivação para a transição de uma nova etapa no Ensino Superior.
Acreditamos que o ISCE Tourism PAP Challenge powered by merytu fará com que as PAP sejam uma oportunidade para dar início a um novo ciclo: o ingresso no Ensino Superior. Neste sentido, acreditamos que desta forma, os professores serão mais valorizados, envolvendo-se ainda mais nos projetos, uma vez que a responsabilidade da candidatura recai no professor.
Acreditamos que estamos verdadeiramente a capacitar a mão de obra no Turismo em Portugal pelo qual passa também, o futuro do Turismo em Portugal.
Sendo o ISCE, uma instituição com uma vasta oferta formativa, acredita que com a criação do ISCE Tourism PAP Challenge powered by merytu vai enriquecer ainda mais no âmbito da educação e formação?
O ISCE conta com quase 30 anos de Formação em Turismo em Portugal, mas há sempre espaço para melhorar. Por isso, temos vindo ao longo dos anos, a desenvolver novas ofertas formativas, algumas inclusivamente de nicho, por sabermos que é preciso inovar no mercado.
O ISCE, na sua origem, é uma Escola de Educação e que nesse sentido, pretende continuar a ser fiel à sua origem e contribuir, neste caso para a educação profissional em turismo. Com este projeto temos o objetivo de educar a sociedade para perder o estigma que existe relativamente ao Ensino Profissional em Portugal e para que as empresas percebam os enormes talentos que se formam nestes cursos em todo o nosso país.
Os estudantes dos cursos profissionais terão de realizar uma Prova de Aptidão Profissional (PAP) que é a execução de um projeto ou ideia e terão de defendê-la perante um painel de jurados. Através desta estratégia de implementação das PAP, acha que os estudantes vão estar melhor preparados para o mercado de trabalho?
O ISCE, através do Concurso Especial para alunos do Ensino Profissional, tem recebido vários alunos de Cursos Profissionais de Turismo, e a verdade é que estes alunos chegam ao nosso Instituto muito bem preparados.
No entanto, acreditamos que este concurso pode contribuir para uma maior valorização dos alunos em vários domínios. Desde a aproximação que fazem ao Ensino Superior, que os faz trabalhar de forma mais aprofundada a adquirir competências como o espírito empreendedor, a inovação ou o despertar para a sustentabilidade, aspetos que são altamente valorizados no mercado de trabalho.
Por isso, acreditamos que os estudantes que sejam candidatos ao IPTC, sejam mais atrativos para o mercado de trabalho e que estejam mais bem preparados para ingressar no Ensino Superior.
O ISCE Tourism PAP Challenge powered by merytu é um projeto que reúne mão de obra competente e qualificada que faz falta ao mercado, espírito empreendedor, capaz de criar projetos inovadores e vontade de dar continuidade à sua formação.
Como tem reagido o mercado a esta iniciativa?
O feedback tem sido muito bom por parte das escolas, dos alunos e também do tecido empresarial que reconhece esta iniciativa como um projeto transversal e com impacto em várias áreas da sociedade. Exemplo disso mesmo, é o facto de estarmos a ser contactados por empresas, não só da área do Turismo, como é o caso da Associação Fórum Turismo, Orbitur, Immerso Hotel e o Parque Aventura Sniper, mas também de empresas multinacionais, como a Randstad e ainda, empresas de outras áreas de negócio como a Lisbon Digital School e a ISIC Portugal, sem esquecer que contamos também com o apoio do Município de Odivelas.
É a primeira edição do ISCE Tourism PAP Challenge powered by merytu, uma iniciativa do Departamento de Turismo. Que planos estão delineados para o futuro deste programa?
A ideia é fazer crescer cada vez mais este projeto em várias áreas e na qualidade dos projetos apresentados, porque acreditamos que esta iniciativa é um incentivo para os estudantes fazerem PAP a ainda mais competentes. Depois, pretendemos crescer geograficamente, fazendo com que o projeto ganhe uma dimensão nacional.
Do ponto de vista de parcerias, queremos aumentar o leque de apoios e de parceiros estratégicos para que o interesse no projeto, não se esgote no grande prémio que é a bolsa de estudo para a Licenciatura em Gestão Turística do nosso Instituto, mas que se alargue também a outros prémios (como já vai acontecer este ano) e à própria notoriedade da iniciativa.
Por fim e não menos importante, pretendemos alargar o PAP Challenge a outras áreas que precisam de ser valorizadas no nosso país.
O prazo de candidaturas está a terminar… Inscreve-te até ao dia 16 de junho aqui.