Apoios ao alojamento universitário
Ano após ano, torna-se cada vez mais difícil, para os/as universitári@s encontrar o alojamento certo. Com os preços cada vez mais elevados e com menos opções de escolha no que diz respeito a arrendar um quarto a um preço acessível, são cada vez mais evidentes as dificuldades que um jovem estudante tem de enfrentar numa das num momento tão importante, como é a vida académica.
Mas não deves desanimar! Existem apoios para os estudantes neste âmbito, para dar resposta às necessidades.
Um dos apoios implementados mais recentemente é o “Apoio extraordinário ao alojamento para estudantes beneficiários de abono de família até ao 3º escalão.”
Este ano, no mês de março, foi definido o processo de atribuição do apoio extraordinário ao alojamento para estudantes do Ensino Superior que sejam beneficiários de abono de família até ao 3º escalão.
Os estudantes, que por norma queiram recorrer à atribuição deste apoio devem submeter, até dia 31 de março, um requerimento dirigido aos serviços competentes da instituição de Ensino Superior na qual estejam inscritos. Devem saber mais informações sobre o procedimento junto dos estabelecimentos de ensino.
No caso dos requerimentos submetidos dentro do prazo de 1 de abril a 31 de maio de 2023, o apoio extraordinário ao alojamento apenas ressarce os estudantes dos recibos de pagamento pagos no mês e meses seguintes à submissão do requerimento e até ao fim do ano letivo ou do estágio.
Documentos necessários:
- Comprovativo da morada fiscal do agregado familiar e da morada em tempo de aulas;
- Comprovativo de ser beneficiário, à data do requerimento, de abono de família, até ao 3º escalão;
- Comprovativo da satisfação da condição fixada na alínea a) do artigo 5º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior;
- Certidões comprovativas da não existência de dívida tributária e contributiva;
- Recibos de pagamento do alojamento existentes desde o início do ano letivo até à data da submissão do requerimento, devendo ser acompanhados do contrato de arrendamento quando não sejam eletrónicos;
- Identificação do número de identificação bancária (IBAN) e respetivo comprovativo.
Para além do aumento de preços do alojamento, também existe o aumento do número de alunos no Ensino Superior, por isso, isto trata-se de uma medida extraordinária adicional para ajudar os estudantes deslocados do Ensino Superior, que não sejam beneficiários de bolsa de estudo, mas que os rendimentos justifiquem algum tipo de apoio.