Provas de Aptidão: Mostra o que vales!
Chegaste ao fim de um curso profissionalizante? Agora, serás desafiad@ a demonstrar os conhecimentos adquiridos, realizando as Provas de Aptidão Profissional (PAP), as Provas de Avaliação Final (PAF) ou as Provas de Aptidão Artística (PAA).
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na elaboração de um relatório e na defesa crítica, perante um júri, de um projeto físico (um gadget) ou conceptual (a criação de uma organização), que deverá ser consolidado numa intervenção ou atuação, consoante a natureza do curso em questão. A avaliação integra o somatório de diversos critérios, como a concretização do plano, a aprendizagem relevante para a inserção profissional e a qualidade e interesse do produto para a área ou setor económico.
Classificação igual ou superior a 10 valores no 3º período? No âmbito dos Cursos de Aprendizagem, o próximo passo é a Prova de Avaliação Final (PAF), que pressupõe a preparação de diversas atividades práticas a serem exibidas.
Já a Prova de Aptidão Artística (PAA), que marca o término do percurso no Ensino Artístico Especializado, é realizada através da apresentação de um programa musical ou de uma proposta de trabalho efetuada, sob a orientação do docente da disciplina nuclear da oferta formativa.
Mas, apesar das diferenças na nomenclatura… Os princípios e objetivos reguladores são os mesmos:
- A aplicação de competências e saberes alcançados;
- O incentivo ao trabalho autónomo e de equipa e à auto-formação do estudante;
- O desenvolvimento de hábitos laborais, espírito empreendedor e sentido de responsabilidade;
- A rede de contactos estabelecida e as experiências inerentes às relações humanas;
- A promoção da ingressão no mundo empresarial, de forma dinâmica e… muito CRIATIVA!