A Futurália reuniu mais de 65.000 visitantes!
Foi no passado dia 25 de março que terminou a 14ª edição da Futurália, a maior feira de educação, formação e empregabilidade do país, que este ano teve como mote “Ninguém fica para trás. Educação para todos”. O certame, promovido pela Fundação AIP, reuniu um total de 380 entidades das áreas da educação, formação, empregabilidade e juventude, contou com a representação de 15 países e recebeu mais de 65.000 visitantes oriundos dos mais diversos pontos de Portugal.
Educação e aprendizagem ao longo da vida, educação para a transição digital e ecológica, e desenvolvimento pessoal foram os temas em destaque e o ponto de partida para as mais de 30 ações promovidas, incluindo talks, workshops e ações de coaching e de capacitação para a empregabilidade, a par das centenas de atividades das diversas empresas expositoras presentes.
A oferta educativa congregou, como habitualmente, os espaços dedicados ao Ensino Superior em Portugal, Ensino Secundário, Ensino Pós-Secundário, Educação e Formação de Adultos, Escolas Profissionais, Escolas Tecnológicas, Centros e Empresas de Formação, Colégios, Study Abroad, Instituições com Cursos de Formação e o Espaço Juventude.
A presença dos três ramos das Forças Armadas – Exército, Marinha e Força Aérea – foi também um comparecimento de realce, com ações de sensibilização e esclarecimento de dúvidas sobre recrutamento, oferecendo ainda a possibilidade de vivenciar batismos de mergulho, simuladores de voo e outras experiências de realidade virtual.
O espaço dedicado ao Emprego e Empregabilidade contou com empresas empregadoras e de Recursos Humanos, com painéis de recrutamento e inúmeras outras ações paralelas, como o Fórum “Qualificações, trajetórias e novos desafios profissionais”, um lugar de reflexão e interação sobre o papel da educação e do conhecimento face aos desafios da transformação da economia digital e da economia verde, a qualificação e a requalificação.
A Sala do Professor, uma área exclusiva para os professores poderem descansar, conviver e trabalhar, teve sempre “casa cheia”, tendo recebido mais de 3.300 professores e algumas ações de dinamização. O Futurália Outdoor Arts dispôs de atuações diárias, incluindo apresentações de música, dança, tunas, teatro, bandas, entre outras demonstrações.
De referir que os Embaixadores Futurália, alunos do Ensino Secundário, Profissional ou Superior, contribuíram para a produção e gestão de conteúdos em todas redes sociais, interagindo com estudantes, professores, famílias, expositores e outros visitantes.
A Futurália regressa em 2024, com datas a anunciar brevemente. Face à recetividade do evento por parte dos visitantes e expositores, a feira promete manter a diversidade na oferta educativa, formativa e para a empregabilidade, visando os diversos públicos e promovendo a interação e o dinamismo.
Curios@? Descobre mais informações aqui.