A Semana Santa em Aveiro é marcada por concertos e visitas a templos!
A Câmara Municipal de Aveiro promove, de 01 a 09 de abril, a celebração da Semana Santa com a realização de várias atividades de cariz cultural que vêm complementar os atos religiosos da Diocese de Aveiro.
São várias as ações culturais dirigidas a todos os públicos, com destaque para a aposta no acolhimento de projetos de músicos com carreira internacional, mas cuja história de vida artística tem Aveiro na assinatura, nomeadamente Nuno Carapina (violino), Beatriz Baião (flauta), Alexandre Aguiar (viola), Gonçalo Lélis (violoncelo), Nuno Miguel Nogueira (trompa), Tiago Cassola (guitarra clássica) e Tiago Matias (tiorba, alaúde, vihuela e guitarra barroca).
Nos dias 01, 04 e 05 de abril às 17:30 horas, serão realizados três concertos pela AMPO – Associação Musical Pro-Organo na Igreja do Convento de Jesus, Igreja da Misericórdia e Sé de Aveiro, respetivamente.
No Domingo de Ramos, dia 02, o concerto “Clássicos de Música de Câmara” será dinamizado pela flautista internacional aveirense Beatriz Baião, acompanhada por um quarteto de cordas e sopro, às 18:00 horas na Igreja das Carmelitas. Ainda neste dia serão promovidas visitas comentadas à Iconografia da Paixão das Coleções do Museu de Aveiro / Santa Joana.
Dia 03, a proposta recai para “La Terrible Pena Mia“ por Sete Lágrimas – ECMC – Consort de Música Antiga e Contemporânea às 21:30 horas na Igreja da Misericórdia.
Já na terça-feira, dia 04, a Orquestra Filarmonia das Beiras com o Coro do Orfeão de Leiria, o Coro de Câmara da Ourearte e o Chorus Auris apresenta o seu Grande Concerto de Páscoa, pelas 21:30 horas na Sé de Aveiro.
Para encerrar o ciclo de concertos, no dia 05 de abril pelas 21:30 horas no Centro de Congressos de Aveiro, o concerto “Nascente & Poente” pela Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB) com o solista Nuno Carapina, promete ser inesquecível.
A edição especial de Páscoa do Artes no Canal terá lugar no dia 08 das 09:30 horas às 19:00 horas, com atividades na Rua Direita, Praça Dr. Joaquim Melo Freitas, Cais do Côjo, Rua Homem Chisto, Largo do Mercado Manuel Firmino e muitos outros espaços.
Por fim, a celebração cultural da Semana Santa oferece a possibilidade de usufruir gratuitamente de visitas orientadas e comentadas às Igrejas de Aveiro, património histórico de relevância, nos dias 06 e 08 de abril.