A Futurália está de regresso com conferências, workshops e ações de recrutamento
Promovida pela Fundação AIP, a Futurália, a maior feira de educação, formação e empregabilidade do país, está de volta à FIL, de 22 a 25 de março. Sob o mote “Ninguém fica para trás. Educação para todos” e tendo como grande foco a sustentabilidade na educação e aprendizagem ao longo da vida, o evento centra-se, este ano, na educação para a transição digital, apresentando novas ofertas e propostas formativas para estudantes, jovens licenciados e adultos, empregados ou à procura de novas oportunidades.
“Nunca a importância da formação contínua foi tão necessária como nos tempos atuais, tanto para quem emprega como para os próprios trabalhadores. As transições digital e ecológica aceleraram as mudanças na forma como vivemos, aprendemos e trabalhamos pelo que é imperativo atualizar conhecimentos, aptidões e competências para colmatar o fosso entre a formação que possuímos e as exigências de um mercado de trabalho em rápida evolução. Na Futurália temos a maior representatividade ao nível da formação superior nacional, formação profissional e agora, e mais do que nunca, queremos promover também, e cada vez mais, a educação para adultos, sobretudo no que toca à transição digital e ao reforço de competências”, afirmou Alzira Ferreira, gestora da Futurália.
Os habituais espaços dedicados ao Ensino Superior em Portugal, Ensino Secundário, Ensino Pós-Secundário, Educação e Formação de Adultos, Escolas Profissionais, Escolas Tecnológicas, Centros e Empresas de Formação, Colégios, Study Abroad – universidades estrangeiras e internacionais -, Instituições com ofertas de formação e o Espaço Juventude mantêm-se.
“Para quem quer ter uma experiência académica internacional, de destacar que vão estar representadas faculdades de países como Polónia, Malta, República Checa, Reino Unido, Estados Unidos e Austrália. Relativamente a entidades que promovem bolsas de estudo, temos a presença já confirmada da “Next Level” e da “Fulbright”, com bolsas para os EUA, e teremos ainda a “Eramus +”, que vai trazer estágios profissionais no estrangeiro, quer para jovens quer para adultos”, avançou Alzira Ferreira.
A área do Emprego e Empregabilidade, a funcionar nos dias 24 e 25 de março, no Pavilhão Multiusos, vai reunir empresas empregadoras e de Recursos Humanos. Para além de dinamizar ações relacionadas com o recrutamento, este espaço, destinado a quem quer conseguir um estágio, o primeiro emprego, mudar de emprego ou até de carreira, promove a interatividade e o networking entre os participantes e uma série de ações e workshops de capacitação para a empregabilidade.
Já a “Sala do Professor”, uma “reprise” da edição passada, é uma área exclusiva para os professores, onde os mesmos podem descansar, conviver e trabalhar, enquanto acompanham os seus alunos nas visitas de estudo.
O “Futurália Outdoor Arts” vai trazer à área exterior a cultura urbana: apresentações musicais, DJ’s, dança, pintura e jogos de diversão. Queres participar com o teu projeto artístico? Basta inscreveres-te!
Por último mas não menos importante, os “Embaixadores Futurália” são alunos do Ensino Secundário, Profissional ou Superior que se encontram a produzir conteúdos para divulgação e a promover o evento nas redes sociais.
A venda de bilhetes, marcações de visitas de estudo e toda a informação estão disponíveis aqui.