Entrevista: Amélia Estevão Diretora de Marketing da Exponor
Porque é que o futuro é agora? Será o digital o futuro? Estarão os jovens que nasceram numa era digital, aptos para viverem e trabalharem numa era ainda mais digital? A 14.ª edição da Qualifica promete provar porque é que o futuro é agora e nós fomos saber, em primeira mão, tudo o que se pode esperar desta nova edição. Vem connosco até ao futuro!
“Os jovens têm o desafio de encarar o seu futuro profissional no presente”, Amélia Estevão – Diretora de Marketing da Exponor.
“Create the Future” é o tema da edição de 2023 da Qualifica. Quais foram as razões para esta escolha?
A 14ª edição da Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego – é agora, contudo foca-se no futuro e nas suas exigências. De acordo com um estudo do Institute For The Future, 85% das funções que iremos desempenhar em 2030 ainda não foram inventadas. A pandemia acelerou a transformação digital permitindo desbloquear setores de atividade e novas oportunidades.
Neste sentido, sabemos que é urgente preparar os negócios para estas mudanças e para a requalificação profissional dos seus trabalhadores, mas acreditamos que o primeiro passo desta revolução deve partir do ecossistema escolar. Assim, criámos uma Feira que cria futuro e que, acima de tudo, tem em consideração os receios e dúvidas dos mais novos, neste contexto em constante transformação.
Desde a tendência do e-learning, aos novos modelos de trabalho, a Qualifica pretende ser a montra para um futuro aberto de possibilidades. Destacamos ainda os perfis de jovens que tendem a ser insatisfeitos por natureza e o rumo que escolhem para os seus futuros são cada vez mais condicionados pelas exigências de work-life balance. Encontrar um equilíbrio que os faça sentir profissionalmente capazes e pessoalmente realizados representa um desafio. Nesta edição, movemo-nos por um espírito aventureiro, livre e repleto de causas. Vamos dar palco às profissões do futuro, às ambições dos jovens de hoje, cada vez mais empreendedores e irreverentes, num mundo repleto de oportunidades.
“Muitas das profissões que existirão daqui a 10 anos ainda não foram inventadas”, pode ler-se no vosso site. A realidade é que hoje vão surgindo novidades e novas soluções tecnológicas a uma velocidade difícil de acompanhar. Na opinião da Qualifica, quais serão as profissões do futuro?
A tendência tem sido interessante, com crianças e jovens a ambicionar o desconhecido. Destacamos alguns aspetos que, direta ou indiretamente, estão a mexer com o ecossistema profissional. O e-learning e os novos modelos de trabalho, consequentes do crescimento do trabalho remoto, levam os jovens a ambicionar um trabalho que lhes permita ter uma certa liberdade, trabalhando em qualquer parte do mundo, distanciando-se do horário que vemos ainda como tradicional. Este ponto, leva-nos ainda a refletir sobre as novas carreiras internacionais, bem como as novas ambições empreendedoras, que revolucionam os modelos de negócio e de gestão.
As transformações a que assistimos conduziram a exigências, por isso destacamos algumas áreas que têm vindo a ganhar força, tais como analistas e cientistas de dados, técnicos de cibersegurança, especialistas em inteligência artificial, por exemplo. Não podemos, é claro, esquecer a mais recente tendência: os especialistas em marketing digital e os criadores de conteúdo.
Porque é que o futuro, este ano, passa pela Qualifica?
O que podemos dizer é que o futuro é agora. Os jovens que vão ingressar no ensino superior, ou que estão agora a começar a decidir a área que pretendem seguir e a trabalhar para as suas médias escolares, têm o desafio de encarar o seu futuro profissional no presente.
Escolher uma área de estudos nunca foi uma tarefa fácil, mas sentimos que cada vez mais se pode tornar desafiante com tantas transformações, que nem sempre são abordadas na sala de aula. Por isso, propomos a visita à Qualifica, para que jovens, e até mesmo professores, tenham em vista as exigências, mas também as oportunidades do mercado.
Ouvimos falar, cada vez mais, na necessidade de ter em conta o bem-estar emocional e familiar dos trabalhadores, mas simultaneamente, na necessidade de se sentirem profissionalmente realizados. Como é que a Qualifica oferece a orientação necessária para conseguir alcançar este tipo de equilíbrio?
Essa foi uma das nossas maiores exigências, quisemos construir uma edição que tivesse como alicerce esta temática. A saúde mental é, felizmente, um tema cada vez mais abordado na conjuntura laboral. A saúde mental, bem-estar, esgotamento (burnout) e stresse têm sido debatidos por líderes e profissionais. Esperamos e acreditamos na responsabilidade partilhada e consciência por esta temática. O objetivo será sempre ter em mente a construção de carreiras saudáveis, em que lidere o equilíbrio e a realização entre a vertente profissional e pessoal. Neste sentido, nesta edição, realçamos a possibilidade de contarem com acompanhamento por parte de equipas especializadas, permitindo aos jovens conversarem sobre a sua visão de futuro e perceberem qual o caminho a seguir. Mais uma vez, destacamos que o futuro é agora e o futuro que pretendemos criar, baseia-se em escolhas informadas e conscientes, de modo a criarmos carreiras mais felizes.
“Criámos uma Feira que cria futuro e que, acima de tudo, tem em consideração os receios e dúvidas dos mais novos neste contexto em constante transformação.”
O que é que os visitantes poderão encontrar na Qualifica? Quais vão ser as atividades apresentadas na edição de 2023? Há novidades face à edição do ano passado?
Enquanto evento dedicado ao público mais jovem, a Qualifica nunca será uma feira presa ao tradicional e aborrecido. Tentamos, todos os anos, criar dinâmicas e momentos divertidos, para que a experiência seja a mais inesquecível possível. Uma vez que cada edição tem um tema, este ano, o futuro é palavra de ordem. Posso avançar que esta edição vai contar com a “Arena Create the Future”, um espaço dedicado aos visitantes, que terão a oportunidade de criar memórias com atividades dinâmicas e interativas que promovam o talento. Vamos ter ainda um momento de Talks e a grande novidade é que, face às exigências atuais, queremos incluir cada vez mais orientadores e professores, criando um espaço com temas atuais e do interesse desta classe. A realidade virtual estará também muito presente, num espaço em que variadas empresas vão apresentar produtos e experiências dentro desta temática. O espaço “Create the Future”, com empresas a destacar as profissões do futuro é também uma das grandes novidades desta edição.
Aos jovens que vão visitar a Exponor entre os dias 1 e 4 de março, quais os conselhos e palavras que quer deixar para que aproveitem esta oportunidade ao máximo?
Aconselho que visitem esta 14ª edição de mente aberta, com uma visão ampla do que poderá ser o seu futuro. Os desafios são muitos, mas, acima de tudo, destacamos as oportunidades de um mundo que está constantemente a mudar e que procura novos profissionais ambiciosos, irreverentes e aventureiros. Acima de tudo, desfrutem desta visita e oportunidade e tirem o melhor proveito dela. Destaco ainda que podem observar o plano e as entidades presentes, para que consigam planear a experiência e não percam a oportunidade de visitar nenhum stand. No ano passado, lançámos a plataforma digital E+E Qualifica, para que o jovem antecipe a navegação e explore todas as entidades e empresas presentes na feira. Podem ainda comunicar com as entidades de interesse via e-mail, ou assistir aos seus vídeos e entrevistas. Num ecossistema em constante transformação, nunca foi tão exigente estar no momento presente, atento às tendências e, acima de tudo, muito bem informado.