Castelo Branco: Centro de Respostas Integradas e IPDJ disponibilizam nova valência no âmbito da saúde juvenil
O Centro de Respostas Integradas de Castelo Branco em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), disponibiliza no gabinete de saúde juvenil, uma resposta às necessidades dos jovens com problemas de comportamentos aditivos e dependências.
O objetivo é dar resposta às necessidades dos jovens com problemas de comportamentos aditivos e dependências, com ou sem substância, ou que apresentem fatores de risco relativos a estes comportamentos.
A iniciativa vai passar a funcionar, de 15 em 15 dias, às quartas-feiras das 14:00 às 17:00 horas.
Através de um conjunto de respostas terapêuticas é pretendido evitar o início ou diminuir a intensidade e frequência de comportamentos aditivos.
Também é de evitar a adoção de padrões preocupantes e/ou desenvolvimento de uma dependência.
Reforçar os fatores protetores e inibir os fatores de risco destes jovens, contribuindo para adoção de comportamentos e estilos de vida mais saudáveis.
Arranjar mecanismos facilitadores para integração social e realização pessoal, de melhor vinculação familiar, escolar/profissional e relacional.
O público alvo são jovens que apresentem fatores de risco relativos ao uso problemático das tecnologias de informação e/ou ao consumo de substâncias psicoativas (SPA).