Jovens propõem estágios desde o ensino secundário e criação do IEFP jovem
Os jovens participantes nas Jornadas da Juventude 2022 reuniram-se para apresentar medidas que visa apresentar soluções para a área da saúde mental, o mercado de trabalho e sustentabilidade.
Cerca de 200 jovens participaram nas Jornadas da Juventude 2022, em Santa Maria da Feira, sob o tema “Presente e Futuro4Youth”, onde apresentaram ao todo 35 medidas que respondem a questões relacionadas com a saúde mental, mercado de trabalho, inclusão social, igualdade de oportunidades e sustentabilidade.
De norte a sul do país, jovens dos 15 aos 30 anos, foram ouvidos por decisores e assessores políticos, onde pediram estágios curriculares obrigatórios em todos os cursos do ensino superior e observacionais desde o ensino secundário. Para além disso, pediram mais psicólogos nas escolas, a renovação dos planos curriculares e criação do IEFP jovem, nomeadamente para jovens até aos 30 anos, de modo a haver uma entidade adaptada aos desafios dos jovens recém-formados, na entrada no mercado de trabalho.
Foram três dias de análise e discussão nesta iniciativa promovida pela Fundação da Juventude, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e o programa Erasmus+. Entre os jovens, encontravam-se decisores e assessores políticos, representantes de associações juvenis e entidades dedicadas à juventude, de âmbito local, nacional e europeu, nomeadamente Deputados do PS e PSD e outros representantes da Assembleia da República e da Presidência da República.