Os Filhos de Lumière: 200 alunos de escolas portuguesas apresentam 10 filmes em mostra única
A sala Félix Ribeiro da Cinemateca Portuguesa será palco da apresentação dos filmes-ensaio realizados por alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de escolas portuguesas que participaram nas oficinas do projecto internacional O Mundo à Nossa Volta – O Cinema, Cem Anos de Juventude no ano lectivo 2021-2022.
Oito escolas de Lisboa, Sintra, Póvoa de Santa Iria, Évora, Serpa e Mértola, vão realizar uma sessão aberta ao público, entre as 14h30 e as 18h30, no âmbito dos trabalhos realizados sobre os ”Os Motivos no Cinema”. No presente ano letivo participaram 200 alunos, 30 professores e oito cineastas, nas oficinas O Mundo à Nossa Volta – O Cinema, Cem Anos de Juventude.
Esta iniciativa realiza-se em meio escolar desde 2006, em Portugal, envolvendo professores, alunos e cineastas, e são organizadas pela associação Os Filhos de Lumiére, em parceria com a Cinemateca Portuguesa. Numa colaboração com parceiros de 15 países envolvidos e a coordenação geral da associação Le Cinema cent ans de jeunesse, Documentaire sur Grand Écran, Ciné 104 e DFF (Deutsche Film Institut et Film Museum).
Apesar da entrada na sessão ser gratuita, equer inscrição prévia para o mail: filhos.lumiere@gmail.com
Os Filhos de Lumière: 200 alunos de escolas portuguesas apresentam 10 filmes em mostra única