Fundação José Neves e Ordem dos Psicólogos juntos na promoção da saúde mental
Atualmente, cuidar da saúde mental passou a ser fundamental. Numa altura em que cada vez mais jovens e estudantes são afetados por ansiedade e depressão, é fulcral consciencializar a sociedade da importância deste tema e sobre fortalecer a saúde mental.
A Fundação José Neves (FJN)- promotora de educação e formação na sociedade- e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)-associação pública representativa dos profissionais em Psicologia- realizaram uma parceria, na promoção da saúde mental. O que as une nesta colaboração é o apelo à saúde mental e bem-estar dos portugueses, pela partilha e divulgação de conhecimentos sobre a saúde psicológica e a promoção à diminuição do preconceito associado às doenças de cariz mental.
A colaboração entre as duas instituições vai permitir a sensibilização para a importância da intervenção de psicólog@s, nas dimensões de formação e intervenção nas áreas de desenvolvimento de competências. Irá também promover e aprofundar os conhecimentos da ciência psicológica, através da produção e promoção de documentação, websites e ferramentas, no âmbito da saúde psicológica, bem-estar, desenvolvimento pessoal e empregabilidade.
Carlos Oliveira, Presidente Executivo da FJN, destaca que a missão da organização é despertar a consciência individual e afirma que a parceria contribuirá para que as ações da fundação tenham um maior impacto na sociedade. A fundação tem ao seu dispor a App 29K FJN, totalmente gratuita, com cursos, exercícios e meditações, que permitem a qualquer cidadão encontrar soluções para continuar a aprender ao longo da vida e a promover o seu desenvolvimento pessoal.
“Promover a literacia em saúde mental é fundamental para a promoção da saúde mental e bem-estar (…)”, assegura Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP. As doenças mentais são “invisíveis”, daí ser cada vez mais importante educar a sociedade e promover o papel da Psicologia.
A colaboração entre a FJN e OPP procura fomentar práticas que permitam identificar e agir perante os sintomas e problemas de saúde mental e garantir o bem-estar e qualidade de vida.