Mostra Nacional de Jovens Criadores bate recorde de candidaturas
A Mostra Nacional de Jovens Criadores (MNJC), iniciativa do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), é desde 1997, o mais importante e alargado programa de estímulo à criação por jovens artistas em Portugal.
A edição que marca os 25 anos do seu arranque, organizada pela primeira vez pelo Gerador– plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação – atinge o maior número de candidaturas de sempre, num total de 838.
O programa bateu recorde de candidaturas na edição de 2022 e já são conhecid@s @s 114 artistas, num total de 15 dimensões artísticas, selecionad@s para a Mostra Nacional de Jovens Criadores.
O evento irá decorrer entre 1 e 3 de dezembro em Almada. @s jovens criad@res irão apresentar os seus trabalhos nesta iniciativa cultural – Arte Digital, Arte Urbana, Cerâmica, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Gastronomia, Humor, Ilustração, Literatura, Moda, Música, Pintura e Teatro são as categorias desta iniciativa.
Coube a um júri específico para cada dimensão artística, a tarefa de escolher até oito criadores/as por categoria, para participarem na Mostra.
Numa das edições mais inovadoras de sempre, no último dia do evento, será premiado um/a criador/a por área criativa e @s vencedor@s irão receber um prémio no valor de 1 000 euros, terão uma entrevista publicada na plataforma do Gerador, 50% de desconto em todos os cursos da Academia Gerador durante um ano e um Cartão Jovem.