IPDJ lança Recomendações para Redução do Consumo Energético e Hídrico em Instalações Desportivas
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) alinhou-se com as diretrizes da União Europeia (UE) para fazer face aos impactos económicos e ambientais associados à sua produção e utilização dos recursos hídricos através da adoção de medidas com vista à sua racionalização.
O IPDJ elaborou um conjunto de recomendações dirigidos às organizações desportivas, sobretudo no que se refere às questões dos sistemas de iluminação e equipamentos alimentados por energia elétrica; os sistemas de climatização e ventilação; os sistemas hídricos, com o objetivo de alcançar níveis de eficiência energética e de redução de custos.
Este tópico surge no seguimento de uma reunião informal de Diretores Gerais de Desporto da União Europeia, que decorreu durante a semana passada, em Praga (Chéquia), onde foi debatida a urgência em adotar medidas e comportamentos que permitam alcançar níveis de eficiência energética e de redução dos custos associados à utilização de energia na atividade das organizações.
Segundo várias declarações do presidente do IPDJ, Vítor Pataco, em fóruns públicos e à comunicação, a solução não passa por encerrar instalações desportivas.
Consulta aqui a lista de recomendações.