Festival Jovens Músicos: A Ponte de Novos Talentos
Entre o dia 29 de setembro e 1 de outubro, a Fundação Gulbenkian e a Antena 2 juntam jovens talentos na música na 12ª edição do Festival Jovens Músicos que culmina com a 35ª edição do Prémio Jovens Músicos.
O festival, com entrada gratuita, é organizado pela Antena 2 e pelo Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian e prevê 10 eventos, durante os três dias. Desses 10 eventos, seis serão transmitidos em direto no canal e online na RTP Palco.
A Fundação Calouste Gulbenkian é novamente palco do Festival Jovens Músicos que dá a conhecer músicos distinguidos nas várias categorias a concurso na 35ª edição do PJM, desde instrumentos solistas, música de câmara e direção de orquestra.
Os jovens intérpretes têm a oportunidade de promover e divulgar os seus trabalhos num espaço onde se procura dar atenção à música portuguesa. A sessão de encerramento, conta com uma estreia da Orquestra Gulbenkian da obra Seis Visões Sobre o Inferno de Gropius, distinguida por um júri formado pelo maestro Pedro Neves e pelos compositores António Pinho Vargas e Nuno da Rocha.
No dia 29 de setembro, quinta-feira, pelas 16h00, vai realizar-se-á, no Auditório 3, a Cerimónia de Entrega dos Prémios. Às 18h00, no Grande Auditório, vai decorrer o concerto de abertura “Light and Love”. Com transmissão direta, às 21h00, atenta ao concerto dos Solistas Laureados.
No dia 30 de setembro, sexta-feira, o Auditório 2 abre portas às 17h00, para uma apresentação de CD de Bruno Monteiro (violino) e João Paulo Santos (piano). O concerto de Laureados de Música de Câmara vai ter início às 18h00, no Grande Auditório. Pelas 21h00, no mesmo espaço, vai decorrer o concerto Laureado de Direção de Orquestra.
Sábado, dia 1 de outubro, no Auditório 2, Johann Sebastian Bach, Keyboard Concertos, vão fazer uma apresentação de CD, e mais tarde, pelas 16h30, sobe ao palco a Sinfonia da Coragem. No Grande Auditório da Fundação, está previsto um concerto “Light and Hope”, com início marcado às 18h00. O encerramento, trará mais obras, a partir das 21h00.