Procura por aulas particulares online cresce 44% em Portugal
A Superprof registou um aumento, a nível global, de 30% nos pedidos de disciplinas escolares na sua plataforma, neste mês de setembro, altura do regresso às aulas e um aumento de 44%, com cerca de 120 pedidos de aulas por dia, desde 2020.
Sendo a maior comunidade online de aulas particulares, com 47 mil professores inscritos, o crescimento tem sido ainda maior, correspondendo à altura em que o ensino passou a enfrentar novos desafios devido à pandemia.
A plataforma, fundada em 2013, liga estudantes a professores de mais de 1.000 disciplinas, incluindo Artes, Desenvolvimento Pessoal, Escolar, Informática, Línguas, Música, Saúde e Bem Estar e Desportos e Dança. A Country Manager da Superprof em Portugal, Paula Calado descreve que “este sucesso se deve ao facto do nosso site ser intuitivo, de termos uma oferta vasta e variada de disciplinas com professores válidos e verificados e de termos um sistema de pagamento simples e seguro”.
Nesta altura do ano, pela nossa experiência, começamos a ser contactados por alunos, maioritariamente para disciplinas mais usuais, como matemática ou línguas, e estamos sempre em busca de novos professores, para a oferta que já temos ou para novas. Connosco, os alunos podem encontrar um professor em menos de 24 horas, nas proximidades da sua morada.
Segundo dados de um estudo da TNS Sofrès, internacionalmente, um em cada três alunos do ensino secundário e um em cada cinco alunos do ensino médio têm aulas de reforço. Por ano e por jovem, a média é de 40 horas de aulas particulares, ou seja, semanalmente, são 1 a 1,5 horas, para um orçamento total médio de 1.500 euros por família por ano antes das deduções fiscais.
As disciplinas mais procuradas são a matemática, inglês, português, francês, canto, piano, alemão, aulas com personal trainer, programação e contabilidade.
A Superprof está presente, em Portugal, há seis anos e conta com 47 mil professores inscritos e já chegou a 200 mil alunos. Possibilita aos professores, que passam por um processo rigoroso de avaliação, dar aulas particulares e ter um encaixe económico suplementar e, aos alunos, o acesso fácil e remoto a aulas personalizadas das mais diversas disciplinas.