1300 alunos participaram em ações de literacia financeira com o apoio Oney Bank
A literacia financeira tem ganho o sei lugar na educação como forma de fomentar os jovens para criar melhores rotinas financeiras, de consumo e de gestão. Assim, o Oney Bank promoveu 56 ações de literacia financeira em parceria com a Sol Sem Fronteiras, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).
Esta é uma iniciativa que já conta com duas edições, sendo que os objetivos focam-se em dotar os mais jovens de conhecimentos que permitam tomar decisões sobre as suas finanças pessoais, habilitando-os a sustentar escolhas mais criteriosas e incentivando a um consumo mais responsável, no âmbito da Educação para a Cidadania.
Os estudantes do 3º ao 12º ano de 11 agrupamentos escolares e, pela primeira vez, para além de Portugal chegou também além-fronteiras na escola do Agrupamento de Achada, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde. Cerca de 1300 alunos de programas de Segundas Oportunidades, de escolas profissionais e de turmas com alunos com necessidades educativas especiais, marcaram presença nas sessões.
Os diversos temas abordados nestas sessões, direcionadas a cada nível de escolaridade e às diferentes idades das crianças e dos jovens envolvidos, foram designadamente: Do essencial ao supérfluo: necessidades e desejos; Entre o querer, ter e o pensar antes de comprar: despesas e rendimentos; A importância da Poupança e Impostos.
Para o diretor geral do Oney Bank em Portugal, Dario Coffetti:
O Oney assume o compromisso de dotar os consumidores com conhecimentos que permitam tomar decisões mais criteriosas. Acreditamos que esta aprendizagem deve começar cedo, de modo a capacitar os mais jovens para escolhas acertadas, através da criação de hábitos de literacia financeira, sensibilizando-os para as questões relacionadas com esta temática. É, por isso, nosso propósito ajudar os consumidores a gerir o dinheiro à sua maneira, facultando-lhes as ferramentas que ajudem a esclarecer os temas financeiros.