Selo Escola SaudávelMente atribuído a 12 agrupamentos escolares de Guimarães
O Selo “Escola SaudávelMente” foi atribuído a 12 dos 14 Agrupamentos Escolares de Guimarães. Os estabelecimentos de ensino distinguidos foram Abação, Afonso Henriques, Arqueólogo Mário Cardoso, Fernando Távora, Francisco de Holanda, Gil Vicente, Pevidém, Professor João de Meira, Santos Simões, Taipas, Vale de São Torcato e Virgínia Moura. Para além dos agrupamentos escolares, também a Escola Secundária Martins Sarmento foi distinguida.
Guimarães é assim considerado um dos concelhos de mais aposta na promoção de boas práticas, no que diz respeito à promoção da saúde psicológica no âmbito da educação e no espaço escolar.
Este ano, as instituições, desde os jardins de infância até a escolas ou agrupamentos de Escolas, puderam apresentar a sua candidatura para o projeto “Escola SaudávelMente”, num prazo prolongado até 24 de junho de 2022. Segundo a página oficial do programa, foram recebidas 474 candidaturas e após uma análise 350 escolas, jardins de infância e agrupamentos de escolas foram distinguidas com o “Selo Escola SaudávelMente 2022-2024 – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão”.
A entrega desta distinção decorreu presencialmente durante uma cerimónia pública no dia 27 de julho, na sede da Ordem dos Psicólogos Portugueses, em Lisboa.
Para além dos agradecimentos, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) recorda que este programa tem como principal objetivo reconhecer as escolas portuguesas que pratiquem políticas educativas de compromisso e promoção da Saúde Psicológica de toda a comunidade educativa, através do desenvolvimento cognitivo, emocional, social e de carreira. Esta iniciativa, que se encontra enquadrado no âmbito da Campanha Escola SaudávelMente, pretende contribuir para aumentar as oportunidades de acesso a uma educação com qualidade, equitativa e inclusiva.
Este selo reconhece as instituições escolas após a análise da candidatura que deve corresponder ao que é pedido no Regulamento do projeto, que neste caso se foca entre 2022 e 2024, e de uma Checklist que funciona como ferramenta de melhoria institucional. Sendo as próprias escolas a responder através de exemplos concretos, fazem também uma espécie de autoavaliação das suas estratégias, práticas e atividades que estimulam a Saúde Psicológica e, consequentemente, o Sucesso educativo.