Dignificação da formação profissional premiada pela ATEC
A primeira edição dos prémios ATEC decorreu em em Palmela e Matosinhos onde foram honrados os formandos e os parceiros da Academia que mais se destacaram ao longo do ano letivo, a par da realização da conferência “A importância da Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) no mercado laboral”.
A implementação destes prémios, a ATEC – Academia de Formação pretende reconhecer aqueles que provaram ter adquirido competências durante a formação profissional são cada vez mais necessárias e valorizadas pelo mercado.
O Diretor de Formação da ATEC, Pedro Oliveira, referiu:
Apesar dos progressos, a educação e a formação profissional têm enfrentado uma histórica desvalorização, com a associação da sua imagem a um tipo de ensino destinado pessoas com menor desempenho escolar. Felizmente, são cada vez menos as empresas que as vêem assim. Reconhecem as suas mais-valias e o percepcionam o estágio, não como a última etapa de um curso, mas como uma entrada na organização. Trabalhamos, diariamente, com formandos e empresas para reforçar esta ideia e quisemos valorizar aqueles que mais têm contribuído para esta mudança de mentalidade.
O estágios foram realçados como um importante componente para a aproximação à realidade laboral e na aquisição de experiências pré-profissionais. A cerimónia consistiu num debate e partilha constante sobre a importância da aposta na valorização deste tipo de formação.
No final da conferência, Pedro Oliveira deixa o desafio: “Considerando a forte ligação e alinhamento às necessidades do mercado de trabalho, uma clara orientação para o saber-fazer e a possibilidade do prosseguimento de estudo, serão estes argumentos suficientemente sólidos para que a educação e formação profissional se assumam como uma opção?”.