Espaço Lúdico e Cultiv’Arte são os vencedores do Orçamento Participativo Escolar do concelho do Cartaxo
O Espaço Lúdico e Cultiv’Arte são os vencedores do Orçamento Participativo Escolar do concelho do Cartaxo. As propostas vencedoras referem-se à criação de uma área coberta no pátio do recreio, sugerido pelo “Espaço Lúdico” e a construção de 16 canteiros, um para cada turma, destinados à plantação de hortícolas e ervas aromáticas, assim como a aquisição de seis biombos, foi proposto pelo Agrupamento de Escolas D. Sancho I, de Pontével. Cada agrupamento de escolas do concelho vai receber cinco mil euros do orçamento da Câmara do Cartaxo, para avançar com projectos.
Durante o ano, segundo, o Semanário Regional Omirante, o Orçamento Participativo Escolar apelou à criatividade dos alunos das escolas do concelho. A vereadora com o pelouro da Educação, Maria de Fátima Vinagre. “Até ao momento de apresentarem as propostas os alunos, coordenados pelos seus professores, debateram as prioridades para a sua escola”. Tendo considerado que o Orçamento Participativo Escolar é relevante para a construção de uma comunidade democrática de cidadãos empenhados e resilientes.
Este programa organizado pela Câmara Municipal do Cartaxo, que reserva 10 mil euros do orçamento municipal para este projeto, tem como objetivo permitir aos alunos dos dois agrupamentos de escolas do concelho debaterem e partilharem as diversas ideias e propostas para eventuais problemas.