Albufeira implementa programa “prato sustentável” nas escolas
As Escolas do pré-escolar e 1º ciclo do Município de Albufeira terão um “prato sustentável” no próximo ano letivo, um programa celebrado em conjunto com a Associação Vegetariana Portuguesa (AVP). O objetivo desta iniciativa é fazer disponibilizar, um dia por semana, uma refeição de base vegetal para todos os alunos.
Apesar da maioria das escolas já disponibilizarem menus vegetarianos para os estudantes, neste dia as refeições devem ter proteína de origem vegetal, sem qualquer ingrediente de origem animal. A par das refeições, também estão previstas atividades de formação e de ação educativa para melhorar a confeção das refeições de base vegetal.
A Associação Vegetariana Portuguesa vai disponibilizar uma equipa para trabalhar junto dos cozinheiros das escolas. Para além disso, vão organizar três workshops com a comunidade escolar de maneira a divulgar informação e dados comprovados sobre o papel importante que uma alimentação mais sustentável traz para o organismo dos alunos.
A Universidade de Aveiro vai estar a acompanhar todo o programa para realizar um relatório mental sobre esta experiência.
Segundo o Semanario Regional do Algarve, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, recorda a “a prevista crise de produção e distribuição alimentar vai originar uma mudança nos hábitos alimentares, pelo que estou convicto de que será um projeto muito útil”.
O presidente enfatiza que:
O programa Prato Sustentável é uma mais-valia para o nosso concelho e vem mostrar aos mais novos o quão importante é esta questão da sustentabilidade alimentar, pretendo ainda melhorar a qualidade das refeições no concelho, promovendo a saúde pública e prevenção primária junto da população mais jovem no ambiente escolar.