Sociedade Ambientalmente Responsável: Jovens portugueses debatem soluções
Com a coordenação da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), decorre nos dias 13 e 14 de junho, em Lisboa, a Conferência Nacional de Jovens, que reunirá 32 delegados em representação de 7.500 alunos participantes no projeto, entre os 13 e 16 anos, oriundos das localidades de Maia, Aveiro, Sever do Vouga, Benavente, Alcobaça, Santarém, Ferreira do Zêzere, Amadora e Silves, com o objetivo de debater, no seio da comunidade estudantil, diferentes temáticas ambientais. Esta Conferência Nacional de Jovens decorre no âmbito do projeto educativo europeu ‘Let’s Take Care Of The Planet’ [Vamos Cuidar do Planeta!].
A comunidade estudantil vai ainda, neste dia, poder participar em Oficinas Rotativas. A saber: “Oficina de Educomunicação”, na qual vão ser exploradas ferramentas de estímulo à criatividade e capacidade de trabalhar em grupo para resolver problemas; oficina “Pensar Glocalmente”, uma oficina que alerta para a importância do papel ativo que cada um pode desempenhar tendo em conta a aproximação e encontro de culturas e identidades locais. Por fim, a “Oficina Teatro e Política” explora a linguagem teatral enquanto ferramenta para dar voz às comunidades.
O primeiro dia da conferência vai, ainda, ficar marcado por uma ação de natureza política: os jovens participantes vão, em conjunto, redigir uma Carta de Corresponsabilização e Manifesto Político “A voz dos jovens como parte da solução” sobre aquelas que são as suas preocupações e ambições ambientais quanto ao país e Mundo.
A Conferência Nacional de Jovens realizar-se-á contando com presença na sessão de abertura de representantes das entidades oficiais: Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA); Instituto Superior de Agronomia (ISA), Agência Portuguesa do Ambiente (APA); Direção Geral de Educação (DGE); Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE) e Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Para saberes mais informações clica aqui!