Agora que as aulas acabaram o foco é todo nos exames! O verão está aí à porta, mas antes, há uns quantos obstáculos a ultrapassar para poderes dar o ano letivo por terminado. Um exame nacional não tem de ser um bicho de sete cabeças. Nesta altura de estudo intenso para os alunos do 11º e 12º ano é normal que te sintas sobrecarregado/a e ansioso. É natural que, com a pandemia, os alunos se sintam um pouco perdidos e receosos relativamente aos exames. Afinal, esta época é quase sempre sinónimo de ansiedade quer por parte dos estudantes, como dos professores. Seja quais forem as disciplinas que vais fazer exames é importante teres um plano para não ficares ansioso e deixares tudo para o último dia, ou para a segunda fase.
A Mais Educativa reuniu dicas para que sucedas nesta época de exames sem perder a cabeça.
1.Prepara o teu espaço e materiais de estudo
No teu quarto ou na sala define um espaço próprio para estudares e mantém-no sempre organizado. Não deves misturar o teu espaço de trabalho com o teu espaço de lazer para que na altura em que te focares a estudar o teu cérebro saiba identificar que é de facto tempo para estares concentrado. Nesse espaço reúne os teus materiais de estudo e imprime os teus documentos, para não teres que estar sempre dependente de um computador e não cederes à tentação de te perderes na internet durante o tempo de estudo.
2. Ouve música ou algum som para te acompanhar no estudo
Muitos alunos estudam com música para se concentrarem. Alguns estudam com música acelerada como RAP tuga, outros com música clássica e fado e há ainda quem oiça LO-FI ou mesmo ASRM para se concentrarem. Tenta encontrar um estilo que te ajude a concentrares e isola-te dos sons do ambiente à tua volta.
3. Usa métodos de estudo
Há muitos métodos de estudo que te indicam que o melhor para a concentração é não fazer pausa e não quebrar o ritmo de trabalho. Outros métodos recomendam por um temporizador e estudar 25 minutos de seguida com intervalos de 5 minutos, como o método Pomodoro. Encontra o teu estilo de estudo e lembra-te que o que funciona para uns alunos não funciona para outros. Outro métodos de estudo falam de estudar através da repetição com cartões como por exemplo o sistema Leitner.
4. Afasta-te do telemóvel
As novas tecnologias tanto têm o potencial de te ajudar no estudo como o de te distrair. Uma das dicas que te damos é que durante a época de estudo intensivo desinsta-les as aplicações das redes sociais do teu telemóvel para não cederes à tentação de te lá perderes.
5.Não te foques apenas numa única matéria
Varia os conteúdos que estudas para cobrires todas as hipóteses que podem sair no exame. Ao alternares as matérias trazes mais dinamismo ao teu estudo e não fica tão monótono.
6. Para consolidar a tua memória é importante teres tempo para dormir
Não descures o tempo de sono. É recomendado que durmas cerca de 8 horas para o teu cérebro ter um funcionamento normal e a tua memória estar apta para acolher toda a matéria.
9.Descansar também é ser produtivo
Não te ponhas demasiada pressão em cima. Não é saudável esqueceres-te de cuidar da tua saúde mental e do teu corpo em detrimento de estudares. Não te sintas culpado/a por fazeres uma pausa ou por estares um bocado com os teus amigos a relaxar. Encontra uma balança entre tempo de estudo e tempo de relaxar.