Com a chegada de uma nova fase académica, há opções que terás de tomar. O primeiro passo para tomar uma decisão feliz é tomá-la de maneira informada. Na Era da Informação, não te percas por falta dela. Vê sites, faz uma lista de prós e contras, conversa com outras pessoas para perceber o seu feedback.
Sabemos que as pessoas que nos rodeiam, têm influência nas nossas escolhas, mas lembra-te de que deves seguir um caminho com o qual te identificas pessoalmente. E se queres arriscar a fazer algo, pensa que só ao arriscar ficarás a conhecer-te melhor e descobrir que és capaz de fazer coisas que nunca julgaste serem possíveis e que poderão ser uma mais-valia para o teu futuro.
Preparámos um pequeno guia da felicidade com cinco dicas para tomares decisões felizes. Ora espreita!
#1. Perde o medo de mudar
Ingressaste num curso e estás arrependid@? Muda! Estás sempre a tempo de recomeçar, de voltar atrás e de assumir o erro e emendá-lo.
#2. Não queiras controlar tudo
Por muito que planeies, definas caminhos e metas há sempre o fator da imprevisibilidade com o qual terás de contar. Nem tudo pode ser controlado e quanto mais depressa assumires isto, mais depressa viverás com menos peso nos ombros e colocarás menos pressão em ti própri@.
#3. Esquece a culpa
As pessoas sentem necessidade de culpar alguém, quando uma situação não corre como esperado, mas a realidade é que às vezes as coisas simplesmente não dão certo e o foco não deve estar em atribuir culpas, mas em solucionar a situação.
#4. Seleciona as tuas companhias
“Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és” já diz o velho ditado e não está errado. As pessoas são facilmente influenciadas pelos seus pares, o ser humano é um animal social que adota os hábitos e valores das pessoas que o rodeiam de forma inconsciente.
Por isso, más companhias influenciam as pessoas a alcançarem menos do que poderiam alcançar, e por isso, limitam as experiências e metas que poderiam ser alcançadas se as pessoas estivessem rodeadas de influências positivas.
#5. Esquece o passado
“O passado deve ser um local de referência e não de residência”, diz uma conhecida frase inglesa. O passado deve ser uma fonte de conhecimento, que serve apenas para motivar e influenciar-te a tornares-te ainda melhor, e seguires o teu caminho repleto de escolhas felizes.
> Curiosidade
Segundo os dados da InfoCursos, cerca de 8% dos estudantes universitários, mudaram de curso dentro da mesma instituição de ensino e/ou para outra instituição.
5% dos alunos entraram noutros cursos através do concurso de mobilidade de instituição/curso, desenvolvido pela DGES – Direção Geral do Ensino Superior.
> DICA
Fazer atividades extracurriculares traz imensos benefícios para o teu bem-estar como o desenvolvimento de novas competências; uma maior capacidade para estabelecer objetivos pessoais e académicos; o aumento da autoestima, de sentimentos e atitudes positivas; e a redução dos níveis de depressão e de ansiedade.