O INETE foi fundado em 1989 com a Missão de formar técnicos qualificados e cidadãos conscientes, com capacidade de intervenção e adaptação à mudança, promovendo a integração no mundo do trabalho e o prosseguimento de estudos.
O lema “Faz de ti um profissional!” traduz a nossa vocação enquanto escola profissional. É um percurso que se constrói na interação entre a escola, o aluno e a sociedade. Consideramos que um profissional de excelência é também um ser humano de exceção.
A escola sempre foi pensada como uma escola diferente, polivalente nas suas áreas de formação, focada no desenvolvimento pessoal e profissional dos seus alunos. E o que significa formar profissionais para o século XXI? Como se formam profissionais altamente qualificados e cidadãos conscientes, prontos para abraçar/ vencer desafios e encontrar soluções inovadoras para os problemas que temos de resolver?
No INETE temos vários caminhos para chegar aos nossos alunos, num percurso que fazemos em parceria com as famílias, com as empresas nacionais e com instituições internacionais. Consideramos que para formar um jovem necessitamos de toda uma rede de parcerias com diferentes papéis, promovendo experiências significativas para uma aprendizagem atualizada e de qualidade.
As parcerias nacionais são fundamentais para a nossa prática, seja na Formação em Contexto de Trabalho, nos projetos conjuntos ou numa reflexão sobre o presente e o futuro através do Conselho Consultivo.
A nível da preparação para o mercado de trabalho, são realizados projetos cooperativos e estágios profissionais em entidades públicas ou privadas, ao abrigo dos protocolos estabelecidos.
Esta metodologia visa aproximar os alunos da realidade profissional da sua área de formação e, nesse sentido, as turmas realizam visitas a empresas, onde podem contactar com profissionais, visualizar métodos e ferramentas de trabalho e colocar dúvidas a quem está a exercer atividade.
A pertença à rede de Escolas UNESCO, desde 2016, permite a realização de um plano de atividades baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assim como a implementação dos valores assentes nos 4 pilares da educação:
- Aprender a conhecer;
- Aprender a ser;
- Aprender a Fazer;
- Aprender a Viver Juntos.
Alguns destes valores entroncam diretamente com o perfil do aluno, outros remetem para o tipo de sociedade que pretendemos construir. O aluno tem um papel ativo na construção do seu projeto de vida pessoal e profissional e uma participação responsável e empenhada enquanto cidadão.
A internacionalização é uma das grandes apostas do INETE que foi reconhecido com o selo de VET Charter School, uma conquista a juntar ao selo eTwinning e à acreditação ERASMUS+.
Neste ano letivo desenvolvemos 12 projetos com outras escolas e proporcionámos mais de 50 estágios internacionais aos nossos alunos. Recebemos ainda 5 prémios nacionais para projetos E-Twinning e 4 prémios europeus.
É através destes projetos que os nossos docentes contactam com metodologias inovadoras, trocam experiências com os seus pares e desenvolvem as suas competências pessoais e profissionais. Para os alunos, seja através de mobilidades ou da participação em projetos com outras escolas e outros colegas, permitimos a realização de estágios de curta (31 dias) e longa duração (3 meses). Estas são experiências que transformam vidas!
Somos também cada vez mais procurados por docentes europeus, que pretendem conhecer o nosso Projeto Educativo e as nossas práticas educativas.
Somos cada vez mais uma escola de excelência, reconhecida pelas famílias e os nossos parceiros a nível nacional ou internacional.
A nossa qualidade foi também reconhecida pela atribuição do Selo Europeu de Qualidade EQAVET. É nesse sentido que trabalhamos todos os dias, para fazer mais e melhor, num compromisso que assumimos há 32 anos.
Depois de dois anos de grandes mudanças e de adaptação ao ensino a distância, adorámos voltar presencialmente à escola durante um ano letivo completo. A experiência do confinamento deu-nos algumas certezas: o INETE é muito mais do que uma escola onde se aprende a ser técnico, é uma escola onde se aprende a ser um cidadão global, que pode contribuir para a construção de uma sociedade justa, sustentável, solidária e livre.