Este é um programa de Mobilidade Escolar em que os alunos vão de bicicleta para a escola acompanhados por monitores. Funciona como um comboio normal com uma linha e um percurso definido e horários fixos. A participação é gratuita, mediante inscrição obrigatória e tens de ter uma bicicleta que funcione em boas condições.
Este Programa Municipal baseia-se num projeto criado por um pai que, quando o seu filho fez 5 anos e já sabia controlar a bicicleta, decidiu criar um comboio de bicicletas para a escola do seu filho – o CicloExpresso do Oriente. Este pai queria contribuir para que mais crianças pudessem ir de bicicleta para a escola. O primeiro comboio partiu a 25 de maio de 2015 e, logo no primeiro dia, levou 12 crianças. Pais, voluntários e membros da Junta de Freguesia do Parque das Nações foram garantindo que, todas as sextas-feiras e de forma quase ininterrupta, o CicloExpresso do Oriente continuasse a levar crianças à Escola do Parque das Nações. Atualmente há 15 escolas que dispõem de linhas de comboio de bicicletas uma vez por semana. Sabe quais são aqui!
A Câmara Municipal de Lisboa, inspirada nesta iniciativa de sucesso, no âmbito do desenvolvimento de um Programa de Mobilidade Escolar, que promove a mobilidade ativa e sustentável nas deslocações para a escola deu início a um projeto-piloto Comboios de Bicicletas e, posteriormente a um Programa Municipal que se iniciou no ano letivo de 2020/2021, com 11 escolas e 18 percursos. O projeto capacita ainda as crianças para o uso utilitário e autónomo da bicicleta em contexto citadino.
Sabe tudo sobre as condições para apanhar o comboio de bicicletas aqui!
Podes-te inscrever aqui com o teu encarregado de educação!