A Tetra Pak, multinacional sueca que fabrica embalagens para alimentos, e a marca Compal juntaram-se em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa para lançar o passatempo “No Dia Mundial do Livro, o amarelo é a cor das histórias”, uma iniciativa dirigida à rede nacional de Eco-Escolas, que alia a temática do ambiente à leitura.
O concurso visa sensibilizar a comunidade estudantil, de forma lúdica e divertida, não só para a comemoração do Dia Mundial do Livro, a decorrer no dia 23 de abril, como também para a relevância da reutilização e reciclagem dos materiais.
A atividade é destinada a todos os graus de ensino da rede Eco-Escolas, estende-se a todo o território e a sua participação é gratuita. O passatempo, que termina em abril, consiste no desenvolvimento de peças alusivas a uma história infantil através das embalagens da Tetra Pak da marca Compal. O desafio é criar duas peças: uma capa de um livro à escolha do aluno e uma personagem, ou símbolo, da história escolhida.
Para Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, “este tipo de iniciativas são importantes para sensibilizar a comunidade escolar para a importância da reciclagem e, nomeadamente, da colocação das embalagens da Tetra Pak, e Compal, no ecoponto amarelo”. No outro lado, Elisabete Galiano, Marketing Manager Portugal e Espanha da Sumol+Compal, anuncia que “é com enorme satisfação que Compal volta a unir-se à Tetra Pak numa iniciativa que promove a criatividade e o conhecimento junto dos mais jovens, ao mesmo tempo que promove hábitos sustentáveis junto destas novas gerações que terão um papel crucial no futuro do planeta.”
As inscrições já se encontram abertas e os interessados devem candidatar-se na plataforma digital das Eco-Escolas até ao dia 3 de abril. No final do concurso, seis escolas serão premiadas com um cheque no valor de 500 euros, a ser aplicado em materiais que tornem as instituições de ensino mais sustentáveis.