A decisão do Conselho Europeu e do Conselho acerca do Ano Europeu da Juventude (AEJ) foi tomada no passado dia 20 de dezembro de 2021 e é oficial: 2022 é o Ano Europeu da Juventude.
Esta iniciativa tem como objetivos principais destacar a forma como as transições ecológico e digital proporcionam oportunidades para jovens, ajudar os/as jovens a tornarem-se cidadãos/ãs ativos/as e emprenhados/as, promover oportunidades ao alcance dos e das jovens e ainda integrar uma perspetiva da juventude nas políticas da União Europeia.
O Conselho sublinhou, depois de aprovar a proposta relativa ao AEJ, a necessidade desta iniciativa, como forma de contribuir para a integração política da juventude – de forma a garantir que todas as políticas da União Europeia tenham em conta as questões relacionadas com os jovens.
O Ano Europeu da Juventude irá contar com eventos, conferências e campanhas de informação e promoção.
O Instituto Português do Desporto e Juventude é o coordenador nacional do AEJ e será acompanhado por um Comité Diretivo do qual fazem parte associações e federação como a Federação Nacional das Associações Juvenis, a MOVIJOVEM – Mobilidade Juvenil, a Agência Nacional Erasmus + Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade ou a Associação Nacional de Freguesias.
Se quiseres saber mais sobre o AEJ, basta visitares o Portal Europeu do AEJ2022 para ficares a saber tudo sobre os compromissos, iniciativas e ações relacionadas com a iniciativa.