Após anos de luta pela parte da Ordem dos Nutricionistas, foi finalmente aberto o concurso para integração de nutricionistas no Ministério da Educação. Esta medida, aprovada no Orçamento do Estado de 2020, tem como objetivo operacionalizar uma estratégia para melhorar a alimentação escolar.
“Portugal necessita de uma nova ambição para a intervenção na alimentação escolar e a presença dos nutricionistas nas escolas, profissionais com conhecimento que os habilita a tratar o tema com a profundidade que ele merece, dará um contributo essencial”, explica Alexandra Bento, bastonário da Ordem dos Nutricionistas, em comunicado, acrescentando que esta resolução irá imputar a vida e a saúde das crianças, capacitando-as para escolhas saudáveis.
Os nutricionistas escolares terão a função de monitorizar e acompanhar a alimentação nas escolas, promover a literacia alimentar e bons hábitos. Será um trabalho articulado entre alunos, diretores, professores, pais e auxiliares, pois, segundo as palavras de Alexandra Bento, “só assim será possível obter os ganhos almejados”.
“Esta é uma das mais importantes ações implementadas no nosso País, nos últimos anos, para promover a saúde dos portugueses. A prazo os seus resultados terão enorme impacto positivo”, remata a bastonária da Ordem dos Nutricionistas.