Um estudo promovido pelo Consumer Guidance Institute Portugal – organização criadora do “Prémio Líderes da Inovação Portugueses”, cujo intuito é destacar as principais organizações na área da inovação – deu conta de que o Politécnico da “cidade dos estudantes” é o líder de inovação entre as instituições de ensino superior politécnico portuguesas.
“Esta distinção, que muito nos orgulha, é o corolário da estratégia que tem vindo a ser implementada nos últimos dois anos”, avança em comunicado Sara Proença, diretora do INOPOL Academia de Empreendorismo do Politécnico de Coimbra.
No período de 2020-2021, o Politécnico viu aumentar o número de registo de patentes em mais de 50% face aos dois anos anteriores. Estes números, segundo o Politécnico de Coimbra, são fruto do trabalho desenvolvido pela comunidade académica e da dedicação do INOPOL em cumprir a sua missão de valorizar a proteção dos Direitos de Propriedade Industrial, enquanto instrumento de promoção da inovação e empreendorismo.
A diretora do INOPOL revela ainda que foi feito um grande trabalho no que respeita à “sensibilização da comunidade académica para a importância da proteção e valorização do conhecimento científico e tecnológico gerado”, e que foi criado ainda “um conjunto alargado de mecanismos de fomento e serviços de apoio associados às várias etapas do processo de proteção de ativos intelectuais”. O Politécnico de Coimbra procurou sempre “as melhores soluções e estratégias para a respetiva valorização económica”, remata Sara Proença.
Para a atribuição deste prémio, foi tido em consideração o número de registo de patentes a nível mundial no período compreendido entre janeiro de 2020 e junho de 2021.