Na sua 3ª edição, o programa promotor de inovação social do Lidl, que junta as rádios RENASCENÇA, RFM e MEGA HITS, em parceria com a consultora de inovação Beta-i, pretende promover a Educação e Formação como elementos-chave para a diminuição de assimetrias sociais e combate à pobreza em Portugal.
As candidaturas vão estar abertas até o dia 27 de fevereiro no site: www.maisajuda.pt
O novo ano arranca com boas notícias: com a ajuda de todos os portugueses que neste Natal escolheram comprar artigos Deluxe, uma gama exclusiva do Lidl, o ‘Mais Ajuda’ recolheu um total de 361.000 euros nas 267 lojas Lidl de todo o país, para apoiar projetos que, através da Educação, independentemente da faixa etária a que se destinam, possam melhorar as condições sociais dos portugueses, promovendo uma igualdade efetiva de oportunidades e fomentando uma participação ativa no contexto em que se inserem. As candidaturas já estão abertas e decorrem até ao dia 27 de fevereiro, através do site www.maisajuda.pt, podendo candidatar-se projetos de Instituições Sociais, ou equiparadas, e de start-ups.
Considerando que a pandemia de Covid-19 veio acentuar as desigualdades sociais e a pobreza, e que o grupo com escolaridade até ao 9º ano foi um dos mais afetados – de acordo com o estudo do Observatório Social da Fundação “la Caixa”, da autoria do Center of Economics for Prosperity da Universidade Católica de Lisboa – o Lidl e as rádios RENASCENÇA, RFM e MEGA HITS, acreditam ser de extrema relevância a ajuda e a promoção de projetos de inovação social que, através da Educação e Formação, possam potenciar a participação ativa na sociedade.
De todos os projetos candidatos, serão selecionados 10 vencedores – 5 projetos de Instituições Sociais e 5 projetos de start-ups – recebendo cada um deles o valor de 36.100 euros para implementação e aperfeiçoamento da sua proposta, bem como capacitação e visibilidade. A equipa de júri responsável por esta seleção é composta por especialistas com um percurso reconhecido nas áreas da inovação, comunicação, empreendedorismo e impacto social, nomeadamente: Diogo Teixeira – COO e Co-fundador da Beta-i, Elena Aldana – Diretora de Assuntos Públicos e Comunicação Corporativa do Lidl Portugal, Filipe Almeida – Presidente da Estrutura Portugal Inovação Social, Isabel Figueiredo – Adjunta do Presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia, Luís de Melo Jerónimo – Diretor dos Programas Gulbenkian Coesão e Integração Social e Gulbenkian Sustentabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian.
Para além do apoio monetário, as start-ups e Instituições Sociais selecionadas terão acesso ao programa de capacitação colaborativo do ‘Mais Ajuda’, promovido pela Beta-i, beneficiando de sessões de mentoria com especialistas em gestão, para que possam desenvolver os seus projetos ou implementar novas ideias. Esta capacitação do terceiro setor é algo em que o Lidl tem vindo a apostar nos últimos anos, pois acredita que esta é crítica para aumentar o impacto e sustentabilidade dos projetos. Como complemento, cada vencedor terá ainda acesso a uma vertente de comunicação nos vários canais das rádios RENASCENÇA, RFM e MEGA HITS, parceiras do ‘Mais Ajuda’, de forma a dar a conhecer o seu trabalho.
De acordo com Elena Aldana, Diretora de Assuntos Públicos e Comunicação Corporativa do Lidl Portugal, “é com muito entusiasmo e apreço que olhamos para o valor angariado com a ajuda e apoio dos portugueses que quiseram colaborar connosco neste projeto do “Mais Ajuda”; valor que supera o dos anos anteriores, sendo um reflexo do seu espírito solidário, sobretudo numa época tão difícil, como a que atravessamos, fruto do contexto de pandemia. Reconhecemos a importância da Educação e da Formação para a diminuição de assimetrias sociais e o combate à pobreza, pelo que no Lidl, enquanto empresa socialmente responsável, acreditamos que esta terceira edição é mais um caminho para ajudarmos a contribuir para uma sociedade com maior igualdade de oportunidades”.
Para Isabel Figueiredo, Adjunta do Presidente do Grupo Renascença Multimédia, “conhecemos bem a generosidade dos portugueses sempre que são chamados a uma solidariedade efetiva, capaz de ajudar o próximo de uma forma concreta e mensurável. O desafio deste ano, ao colocar a Educação, como fator decisivo no combate à pobreza e às desigualdades sociais, superou todas as nossas expectativas e provou que todos desejamos e somos capazes de construir um novo presente, mais justo e cada vez mais solidário.”
Segundo Diogo Teixeira, Co-fundador e COO da Beta-i, “acredito que a educação é de facto a melhor aposta para relançar a economia e combater as disparidades na sociedade. Como tal, queremos apoiar projetos que tornem a educação numa oportunidade de valorização. Através da nossa metodologia de inovação colaborativa, colocaremos IPSS e start-ups a trabalhar em conjunto, a aprenderem umas com as outras, a tirarem o melhor de cada um, fazendo com que os projetos saiam mais fortes e mais enriquecidos.”
Nas duas edições anteriores, este programa entregou um total de 483.000 euros a projetos de inovação social dirigidos a crianças (2019) e idosos (2020).