Com o aumento do comércio eletrónico a consolidar-se uma tendência, também os riscos que lhe estão associados ganham dimensão e novos contornos.
É com isto em mente que, na data em que se assinala o Dia das Compras Online, o Back Market, plataforma líder mundial no mercado de tecnologia renovada que vende aparelhos eletrónicos recondicionados, partilha cinco dicas para uma aquisição de produtos online segura.
1. Ter em atenção o aparelho usado para a compra: para que uma compra online seja segura é necessário, antes de qualquer outra coisa, escolher um aparelho para efetuar a transação com segurança – seja um computador ou um telemóvel, estes devem ser próprios e não estarem ligados a redes de internet públicas. É ainda importante garantir que não armazenamos dados pessoais, incluindo o número do cartão de crédito ou débito utilizado para a transação num website que não conhecemos;
2. Procurar informação sobre a loja: antes de avançar para a compra de um produto numa plataforma que até então não conhecíamos, deve garantir-se a veracidade da mesma. Aconselha-se uma pesquisa exaustiva sobre o sítio que aloja o produto que pretendemos. Uma boa forma de o fazer é procurar feedback de outros clientes, encontrar as redes sociais da marca e analisar em detalhe as avaliações e comentários feitos nas publicações;
3. Verificar se o site disponibiliza informações sobre a empresa: é importante encontrar contactos como o telefone, o endereço de e-mail e até a morada das lojas, como forma de garantir a sua existência e possíveis contactos de apoio ao cliente caso venha a ser necessário;
4. Conhecer a política de compra e privacidade da empresa: antes de avançar para a compra de um produto, é relevante procurar informação sobre a política de privacidade da empresa e o modo como atuam com os dados disponibilizados pelos clientes, assim como a forma como procedem com os envios, trocas e devoluções de compras.
5. Guardar os comprovativos das compras: muitas vezes, a compra de produtos em websites implica um registo prévio, que dará depois acesso aos comprovativos de pagamento e notificações de transporte e entrega no próprio website. Uma boa forma de garantir que não sai enganado após as compras online é garantir que guarda todos os comprovativos de transação, por exemplo, no e-mail. Assim, caso alguma coisa não corra como esperado, existe um comprovativo alojado noutra plataforma, que não a do vendedor.
As compras online são, muitas vezes, sinónimo de rapidez e facilidade – no acesso a diversos produtos num local só, na ausência de deslocação e até no processo de compra –, mas existem ainda alguns riscos associados que podem ser evitados ao optar-se por compras conscientes.