A 1ª fase de candidaturas já terminou e os resultados já são conhecidos: dos mais de 64 mil jovens que se candidataram à 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior, 49.452 alunos conseguiram garantiram o seu lugar no ano letivo 2021/2022. Mais de 14 mil não obtiveram colocação, o valor mais alto desde 2002.
Se ainda não conseguiste entrar no ensino superior, não desesperes! A 2ª fase de candidaturas já começou hoje e termina a 8 de outubro. Os resultados serão conhecidos a 14 de outubro.
As vagas disponíveis são a soma das:
- As vagas sobrantes da 1.ª fase do concurso – que podes consultar aqui.
- Vagas dos colocados que não oficializem a sua matrícula e inscrição – com exceção das vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso – disponíveis a 7 de outubro.
- Vagas novamente disponíveis devido à recolocação de estudantes colocados na 1.ª fase, com exceção das vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso;
- Novas vagas em consequência de retificações da colocação na 1.ª fase.
Quem pode concorrer à 2ª fase de candidaturas?
- Os candidat@s à 1.ª fase que não foram colocados;
- Os candidatos colocados na 1.ª fase que pretendam concorrer novamente – contudo, se fores colocad@ na 2.ª fase, a colocação na 1.ª fase, a matrícula e a inscrição são anuladas. Se já tiveres pago propinas essa quantia é transferida para a nova instituição, bem como o valor da matrícula/inscrição);
- Os candidatos que não procederam à respetiva matrícula e inscrição;