O Politécnico de Coimbra (IPC) integra seis unidades de ensino que abrangem uma grande diversidade de áreas de formação, que vão desde a agricultura, floresta e ambiente, passando pela educação, comunicação, turismo, artes, gestão, contabilidade e marketing, até à saúde e engenharias. Cinco destas situam-se em Coimbra: Escola Superior Agrária (ESAC), Escola Superior de Educação (ESEC), Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC), Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAC) e Instituto Superior de Engenharia (ISEC) e uma em Oliveira do Hospital: Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGOH).
O Politécnico de Coimbra ministra atualmente 23 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), 61 Licenciaturas, 67 Pós-graduações e 50 Mestrados, sendo uma força viva da cidade, com um papel preponderante no desenvolvimento da região onde se insere e no progresso científico do país.
O IPC tem 11 mil estudantes, assumindo-se assim como uma das dez maiores instituições de ensino superior portuguesas. O ensino de qualidade, com uma forte componente prática, a estreita ligação às empresas, o incentivo ao empreendedorismo e a internacionalização são pilares centrais do IPC, assegurando o sucesso das carreiras dos seus diplomados, e, consequentemente, altas taxas de empregabilidade.
Foco no bem-estar dos estudantes
Com o objetivo de proporcionar aos estudantes as melhores condições de estudo e de frequência no ensino superior, os Serviços de Ação Social do Politécnico de Coimbra (SASIPC) dispõem de diversas valências. São exemplos o Gabinete de Apoio ao Estudante, que presta apoio pessoal, social, académico, pedagógico e vocacional aos estudantes, cinco cafetarias (quatro em Coimbra e uma em Oliveira do Hospital) e alojamento a preços acessíveis em dois complexos de residências.
O IPC aposta também em atividades desportivas e culturais enquanto contributo para o bem-estar físico e mental do estudante. Para além da disponibilização de instalações desportivas, promove a prática regular de atividade física e desportiva junto de toda a comunidade, apoia e articula ações com as Associações de Estudantes das escolas organizando atividades práticas de atividades de carácter competitivo e não competitivo. No setor da cultura, disponibiliza um programa de atividades diversas e gratuitas (música, dança, teatro e artes plásticas) e tem aberto ao público o Centro Cultural Penedo da Saudade, que desenvolve uma programação cultural diversificada ao longo de todo o ano.
Sabe mais em: www.ipc.pt