Para acalmar as tuas inquietações sobre o alojamento, consultámos uma opção de alojamento privado, a Livensa Living, para te dar a conhecer mais soluções de alojamento universitário.
Mas será que existem outras soluções de alojamento ao teu alcance?
A resposta é um redondo sim. Para acalmar as tuas inquietações consultámos a Livensa Living, uma marca de residências de estudantes, que se encontra nas principais cidades universitárias de Portugal e de Espanha, junto aos principais pólos universitários e com preços muito convidativos.
Em Portugal, a Livensa Living distribui-se pelas cidades do Porto, de Coimbra e de Lisboa. A Cidade Invicta conta com duas residências. A Livensa Living Porto Campus está situada em pleno pólo universitário da Asprela e a Livensa Living Boavista situa-se perto da baixa da cidade e junto aos pólos universitários I e III. Já em Coimbra e Lisboa vão surgir duas novas residências. A Livensa Living Coimbra Rio está localizada numa das margens do rio Mondego e a curta distância do Pólo I da Universidade de Coimbra. A Livensa Living Lisboa Cidade Universitária fica a poucos minutos a pé das principais faculdades da Universidade de Lisboa e das universidades Nova e Católica.
Além da centralidade das suas residências, os grandes pilares da Livensa Living são o conforto, a segurança, o sentido de comunidade e o apoio da equipa da residência. Não há lugar a preocupações porque tens todas as despesas incluídas numa só mensalidade. E não se trata apenas das contas normais (água, eletricidade, internet, televisão), mas da utilização de equipamentos como ginásio e piscina. Nem a limpeza do quarto nem qualquer avaria (no ar-condicionado ou no microondas, por exemplo) serão uma preocupação para ti já que estes serviços também estão incluídos. A ideia é que te foques exclusivamente no teu sucesso académico e em viver os melhores anos da tua vida.
“Nas residências Livensa Living é possível conjugar privacidade – estúdios individuais ou duplos, equipados com cozinha e casa de banho privada – e convívio nas áreas comuns (piscina, sala de jogos, ginásio, zonas de estudos, entre outras), onde se conhecem pessoas de várias partes do globo. No fundo, é o melhor de dois mundos.” A ideia é que te sintas “como em casa, mas melhor”, explica a General Manager (GM) da Livensa Living Lisboa Cidade Universitária, Patrícia Carapucinha.
Ou não fosse este o mote da marca. Já a GM da Livensa Living Porto Campus, Diana Tavares, diz que viver na Livensa é viver um programa Erasmus no teu país, desde o primeiro dia em que pões pé na residência. “Uma das características de ser estudante universitário é o contacto com várias pessoas e com várias culturas, e este é um enriquecimento pessoal indispensável. Estar numa residência de estudantes é uma extensão desta experiência”. “Este contacto multicultural é também um enriquecimento académico devido à multiplicidade de áreas que os residentes estudam”, completementa João Teixeira, GM da Livensa Porto Boavista.
Mas as amizades não começam nem acabam na residência, por isso, podes sempre trazer os teus amigos e convidar colegas de faculdade para trabalhar ou conviver contigo na residência. “Como reconhecemos a importância de criar amigos e trazê-los para conviver naquela que é a sua casa, os nossos residentes têm a hipótese de trazer visitas e conviver com eles nas áreas comuns como a biblioteca, cinema, zonas de estudo, salas de refeições e de jogos”, informa João.
A comunidade Livensa Living não se fecha dentro de portas Os residentes da Livensa Living sentem-se parte de uma comunidade, que partilha valores e conhecimento. Este sentido de pertença fez nascer os “livensers” – residentes da Livensa – que cultivam um espírito de união e de solidariedade, que se celebra nas atividades e eventos organizados pelas equipas ou sugeridos pelos próprios “livensers”: ações de doação de sangue, entrega de donativos a instituições carenciadas, torneios de pingpong, noites de cinema e muito mais.
“É programa com várias atividades – associadas a datas comemorativas como Natal, São Valentim, Páscoa, São João, Halloween, entre outras – para tornar esta fase da vida universitária numa experiência mais rica e inesquecível. Na Livensa Living o bem-estar mental, físico e social dos residentes é uma prioridade porque ser estudante universitário é muito mais do que estudar”, lembra Diana.
A comunidade Livensa traz ainda para dentro de portas parcerias que vai criando com a comunidade académica e local. “Promovemos sinergias locais que consistem, por exemplo, na realização de eventos e ações dentro da Livensa, organizados pelas instituições de ensino superior. Por exemplo, no próximo ano letivo teremos a Faculdade de Nutrição a realizar ações nas nossas cozinhas”, explica João.
O principal objetivo da Livensa, sublinhado por todos os responsáveis, é acompanhar os estudantes em tudo o que precisem, especialmente porque muitos jovens saem pela primeira vez de casa dos pais e precisam de se sentir apoiados. Precisam que “alguém lhes estenda a mão e nós na Livensa temos duas para os acolhermos de braços abertos”.
[unitegallery Livensa]